Fechar
GP1

Política

Deputados federais e prefeitos participam de reunião na Associação Piauiense dos Municípios

Segundo o presidente da APPM e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, o objetivo do encontro era apresentar para a bancada federal os problemas enfrentados pelos prefeitos.

Imagem: Lucas Dias/GP1APPM(Imagem:Lucas Dias/GP1)APPM
Na manhã desta segunda-feira (11) foi realizada na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) uma reunião da bancada federal com os prefeitos. Participaram do evento o coordenador da bancada e senador Elmano Férrer (PTB), governador Wellington Dias (PT), os deputados Assis Carvalho (PT), Silas Freire (PR), Átila Lira (PSB), Júlio César (PSD), Fábio Abreu (PTB), Merlong Solano (PT), Rodrigo Martins (PSB), entre outras autoridades.

Segundo o presidente da APPM e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, o objetivo do encontro era apresentar para a bancada federal os problemas enfrentados pelos prefeitos para que seja encaminhada para o Congresso e a presidente Dilma Rousseff (PT) a realidade dos municípios.
Imagem: Lucas Dias/GP1Arinaldo Leal(Imagem:Lucas Dias/GP1)Arinaldo Leal
“Passamos uma pauta para a bancada do que a gente gostaria que eles nos dessem retorno. Estamos pedindo uma efetividade de uma coisa que é em prol dos nossos municípios, pois a situação está crítica”, disse Arinaldo Leal.

Os membros da bancada tiveram a oportunidade de falar sobre os problemas em cada área que o Estado precisa melhorar, como saúde, educação, segurança, além de tratar de assuntos que podem beneficiar o Piauí, como a energia eólica, o pacto federativo e os royalties.

O deputado Júlio César destacou que a bancada vai lutar para que seja derrubada a liminar que está no STF sobre os royalties do pré-sal que irá beneficiar vários municípios. “Espero que aconteça [a derrubada da liminar], pois eles não vão nos convencer do contrário. É um projeto que irá a ajudar a todos os municípios. Nós estamos pressionando para que isso aconteça logo”, disse o deputado federal.
Imagem: Lucas Dias/GP1Júlio César Lima(Imagem:Lucas Dias/GP1)Júlio César Lima
Logo após as falas dos deputados, os prefeitos puderam falar sobre os problemas que enfrentam e pediram ajuda da bancada federal. A principal reclamação dos prefeitos foi o fato do governo federal não estar passando corretamente os recursos de programas. O valor repassado é aquém da necessidade dos municípios.

Um exemplo foi dado pelo prefeito Zé Resende de Boa Hora. “O Fundeb era a solução da educação e hoje é o grande problema. Não temos como cumprir com os 13%. O dinheiro que vem é R$ 4 milhões, mas o nosso gasto com a educação é de R$ 6 milhões”, revelou o prefeito.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito Zé Resende(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Prefeito Zé Resende
Os prefeitos também destacaram que quando recebem investimentos do governo para a realização de obras, não possuem recursos para que essa obra seja inaugurada.

O prefeito Paulo Martins, de Campo Maior, afirmou que tem passado por esse problema. “Temos 7 UBS em andamento para serem inauguradas, mas não temos recursos para pagar os equipamentos. Enquanto não tiver o dinheiro, não vou fazer nem a pintura para ela não se desgastar”, revelou o prefeito.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito Paulo Martins(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Prefeito Paulo Martins
Para os prefeitos, a bancada federal precisa levar a realidade dos municípios ao Governo Federal, mas eles também precisam destinar emendas para as cidades. A prefeita Patrícia Leal, de Altos, fez críticas aos deputados e senadores, afirmando que eles precisam destinar recursos para seus municípios.

“Vocês precisam olhar para os municípios e não só para Teresina. O nosso município tem recebido ajuda do deputado Assis, o deputado Silas já perguntou para a gente onde precisamos de mais ajuda e tenho conversado com o senador Elmano, mas e os outros? Eu entendo que Teresina deve receber recursos, mas o meu município também. Em Altos, 60% das ruas são de piçarra e o povo acha que a gente tem muito dinheiro. Todos vocês foram votados pelo povo de Altos e precisam pensar nisso. Destinar emendas. Altos é bom de voto e bom de ser ajudado também”, criticou a prefeita Patrícia Leal.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeita Patrícia Leal(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Prefeita Patrícia Leal
No final da reunião a bancada federal afirmou que irá levar para o Congresso os problemas enfrentados pelos prefeitos.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Elmano, Wellington e Arinaldo Leal com convite para evento Marcha dos Prefeitos(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Elmano, Wellington e Arinaldo Leal com convite para evento Marcha dos Prefeitos
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias
Imagem: Lucas Dias/GP1Fábio Abreu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Fábio Abreu
Imagem: Lucas Dias/GP1Henrique Pires(Imagem:Lucas Dias/GP1)Henrique Pires
Imagem: Lucas Dias/GP1 Assis Carvalho(Imagem:Lucas Dias/GP1 )Assis Carvalho
Imagem: Lucas Dias/GP1Silas Freire(Imagem:Lucas Dias/GP1)Silas Freire
Imagem: Lucas Dias/GP1Átila Lira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Átila Lira
Imagem: Lucas Dias/GP1Elmano Férrer(Imagem:Lucas Dias/GP1)Elmano Férrer
Imagem: Lucas Dias/GP1Merlong Solano(Imagem:Lucas Dias/GP1)Merlong Solano
Imagem: Lucas Dias/GP1Reunião na APPM(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reunião na APPM
Imagem: Lucas Dias/GP1Reunião na APPM(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reunião na APPM
Imagem: Lucas Dias/GP1Appm(Imagem:Lucas Dias/GP1)Appm

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.