Fechar
GP1

Política

Kléber Eulálio e Warton Santos receberão da Alepi a Medalha do Mérito Legislativo

A entrega da medalha a 22 personalidades faz parte da programação alusiva aos 180 anos da Assembleia Legislativa do Piauí

Os ex-deputados Kléber Eulálio e Warton Santos, ambos do PMDB, serão agraciados nesta terça-feira, 5 de maio, com a Medalha do Mérito Legislativo. A honraria será concedida aos dois políticos picoenses pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, que comemora 180 anos de funcionamento.

A sessão solene de entrega da comenda ocorrerá às 11 horas da manhã desta terça-feira, 5 de maio, no plenário da Assembleia Legislativa. O ato será presidido pelo presidente da casa, Themístocles Filho (PMDB) e deverá contar com a presença de autoridades e populares.

Ao todo, 22 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Piauí serão homenageadas com a Medalha do Mérito Legislativo. Dentre elas estão o governador Wellington Dias (PT); presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Luciano Nunes; presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Edvaldo Pereira de Moura e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Eufrásio.

A Medalha do Mérito Legislativo foi instituída através de um projeto de resolução de autoria do deputado estadual Wilson Brandão Filho (PSB).

Kléber Eulálio

Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB)

Nascido no dia 20 de agosto de 1954 em Teresina, Kleber Dantas Eulálio é formado em medicina pela Universidade de Brasília e professor de Obstetrícia na Universidade Federal do Piauí, tendo trabalhado junto ao INSS. Na política, seguiu os passos de seu pai, Severo Maria Eulálio. Sempre filiado ao PMDB, foi eleito primeiro suplente de deputado estadual em 1982, sendo efetivado em 30 de dezembro de 1985 pouco mais de um mês após a eleição de Deoclécio Dantas Ferreira como vice-prefeito de Teresina na chapa de Raimundo Wall Ferraz. Reeleito em 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010. Foi presidente da Assembléia Legislativa do Piauí por quatro vezes: entre 1989 e 1991 e a seguir entre 1999 e 2005.

Em sua primeira gestão presidiu a Assembléia Estadual Constituinte que promulgou a Constituição do estado do Piauí. Foi Secretário de Governo em três administrações distintas, sendo elas no segundo governo de Alberto Silva, no primeiro governo Mão Santa e nos dois governos de Wellington Dias.

Foi eleito prefeito de Picos em 7 de outubro de 2012 obtendo 53,33% dos votos válidos.

Warton Santos

Imagem: José Maria Barros/GP1Ex-deputado Warton Santos (PMDB)(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ex-deputado Warton Santos (PMDB)
Nascido no dia 15 de junho de 1944, Warton Francisco Neiva de Moura Santos é filho de Waldemar de Moura Santos e Otília Neiva de Moura Santos. Médico formado na Universidade Federal de Pernambuco com especialização em Cirurgia Geral. Diretor do Hospital Geral de Picos, foi candidato a prefeito da cidade pelo MDB em 1970.

Sempre filiado ao PMDB disputou nova eleição para prefeito por uma sublegenda em 1982 não conseguindo se eleger. Eleito deputado estadual em 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010, foi secretário de Trabalho e Ação Social nas duas passagens de Mão Santa pelo governo estadual e Secretário de Desenvolvimento Econômico no segundo governo Wilson Martins. Na última eleição preferiu não concorrer e apoiou o filho, médico Pablo Santos (PMDB), eleito deputado estadual.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.