Fechar
GP1

Política

Rodrigo Martins quer proteção para a região do Alto do Rio Poty

Segundo o deputado, a caatinga é um bioma único, já que só existe no Brasil, e que precisa ser preservado e protegido.

O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) defendeu na Câmera a criação de unidade de conservação federal para proteger a região do Alto do Rio Poty no Piauí.

Segundo o deputado, a caatinga é um bioma único, já que só existe no Brasil, e que precisa ser preservado e protegido. “A caatinga, único bioma exclusivamente nacional, é o menos protegido dos nossos biomas, apesar da importância da sua flora e fauna para a ciência e para o desenvolvimento social e econômico sustentável do semiárido nordestino”, disse o deputado.

Rodrigo Martins explicou ainda que a região conhecida como Alto do Rio Poty, possui várias áreas protegidas que são, historicamente falando, muito importantes para o país e o mundo, com inscrições rupestres antigas, por isso toda essa área precisa ser preservada.
Imagem: Lucas Dias/GP1Rodrigo Martins (Imagem:Lucas Dias/GP1)Rodrigo Martins 
O deputado disse que na região existem “várias rochas possuem inscrições rupestres muito antigas, esculpidas em baixo-relevo, diferentes, portanto, daquelas encontradas nos Parques Nacionais de Sete Cidades e da Serra da Capivara” e que “esses fatos recomendam a criação de uma unidade de conservação para proteger a biodiversidade, o patrimônio arqueológico e os atrativos cênicos do Alto Rio Poty”.

Para discutir esse assunto, o deputado federal que é membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, solicitou a realização de audiência pública, que acontecerá nesta quarta-feira (23) às 11hs.

Foram convidados para participar da audiência a secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Ana Cristina Barros, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado, o coordenador de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes, Benedito Rubens Luna de Azevedo, o presidente da Fundação Rio Parnaíba (Furpa), Francisco Soares.

*Com informações da Agência Câmara Notícias


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.