Fechar
GP1

Política

Ministro da Cultura pede demissão após discussão com Geddel

Os dois se desentenderam após Marcelo Calero se recursar a seguir uma orientação.

O Ministro da Cultura, Marcelo Calero pediu demissão nesta sexta-feira (18), de seu cargo no governo de Michel Temer. O pedido de demissão de Calero foi provocado por uma briga com o Ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

De acordo com informações da Folha, Calero disse que o articulador político do Governo Temer o procurou pelo menos cinco vezes para que o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) aprovasse um projeto imobiliário nos arredores de uma área tombada de Salvador, para atender os interesses pessoais do ministro-chefe.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoMarcelo CaleroMarcelo Calero

Segundo o ex-ministro, Geddel disse em pelo menos duas dessas conversas possuir um apartamento no empreendimento que dependia de autorização federal para sair do papel. “Entendi que tinha contrariado de maneira muito contundente um interesse máximo de um dos homens fortes do governo”, afirmou.

Leia abaixo a íntegra da carta de demissão do ministro da Cultura, Marcelo Calero:

Brasília, 17 de Novembro de 2016.

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Temer,

Agradeço a honra a mim concedida com o convite para ser Ministro de Estado da Cultura do Brasil de seu governo.

Venho solicitar minha demissão em caráter irrevogável por razão de ordem pessoal.

Durante os últimos seis meses, empreguei o melhor dos meus esforços, apoiado por uma equipe de extrema qualidade para pensar a política cultural brasileira.

Saio do Ministério da Cultura com a tranquilidade de quem fez tudo o que era possível fazer, frente os desafios e limitações com os quais me defrontei. E que o fez de maneira correta e proba.

Respeitosamente,
Marcelo Calero Faria Garcia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.