Fechar
GP1

Política

Procuradoria investiga se Renan recebeu propina no exterior

A investigação tem como base a delação premiada do lobista Fernando Soares, conhecido como "Fernando Baiano".

A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu propina no exterior, referente a pagamento de propina envolvendo negócios da Petrobras na Argentina.

Imagem: Gilmar Félix/Câmara dos DeputadosPresidente do Senado, Renan Calheiros(Imagem:Gilmar Félix/Câmara dos Deputados)Presidente do Senado, Renan Calheiros

De acordo com a Folha de S.Paulo, o inquérito é sigiloso e foi assinado pela vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, em novembro do ano passado. O senador já havia sifo apontado como beneficiário do esquema de corrupção que atua na Petrobras por meio de doações.

A investigação tem como base a delação premiada do lobista Fernando Soares, conhecido como “Fernando Baiano”. Em deu depoimento na Lava Jato, baiano afirmou que o lobista Jorge Luiz, também acusado por ele, repassou propina “ ao pessoal do PMDB” para que a Petrobras efetuasse a venda a empresários argentinos, que também mantinha Nestor Cerveró na diretoria da área Internacional da Petrobras.

Segundo a Folha, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) também são investigados no mesmo inquérito. "O repasse de vantagem pecuniária indevida a Renan Calheiros, Jader Barbalho e Aníbal Gomes, por meio de valores em espécie no Brasil ou transferências para contas bancárias no exterior, pode configurar os crimes de corrupção passiva qualificada e de lavagem", diz o documento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.