Fechar
GP1

Política

Mudança na Previdência Estadual será novamente discutida na Alepi

O Estado pretende diminuir o déficit da previdência e para isso quer a criação da fundação.

Os deputados estaduais vão discutir novamente na Assembleia Legislativa a criação da Fundação Piauí Previdência, que é uma proposta do governador Wellington Dias (PT) para transferir a gestão do Regime Próprio de Previdência Social, da Secretaria de Estado da Administração e Previdência, para a fundação.

O projeto tem criado polêmica e por isso deve ser alvo de nova discussão nesta segunda-feira (26), às 9h, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Os deputados terão uma nova oportunidade para discutir com o secretário Franzé Silva e o superintendente de Previdência, Marcos Steiner Mesquita, sobre como essa mudança será feita e como pode afetar os aposentados e pensionistas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1AlepiAlepi

Na última segunda-feira (19) chegou a ser realizada uma reunião, mas como havia a necessidade dos deputados seguirem para a sessão ordinária e ainda era preciso discutir mais o assunto, um novo encontro foi marcado o dia 26 de setembro. Membros de várias categorias também devem participar para tirarem dúvidas sobre o projeto.

O Estado pretende diminuir o déficit da previdência e para isso quer a criação da fundação. Com isso, o governo quer arrecadar novas receitas, podendo, por exemplo, realizar feirões, onde parte do valor obtido iria para fundação e assim diminuiria o atual déficit. Segundo o secretário Franzé, existe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que tramita no Congresso Nacional que pode impedir que o governo do Piauí use dinheiro do tesouro estadual para cobrir o déficit de mais de R$ 60 milhões por mês, com o pagamento de inativos. Por isso o governo quer o mais rápido possível a aprovação.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.