Fechar
GP1

Política

Prefeito Luciano Leitoa é condenado por improbidade administrativa

A ação foi proposta pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, após o prefeito Luciano Leitoa realizar a contratação irregular.

A juíza Raquel Araújo condenou o prefeito Timon, Luciano Leitoa, em ação civil de improbidade administrativa por realizar contratação ilegal de servidor. A decisão é do dia 9 de junho.

A ação foi proposta pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, após o prefeito Luciano Leitoa realizar a contratação do servidor José Ribamar Felix da Silva, que exerceu o cargo de vigia, sem a prévia aprovação em concurso público, configurando ato de improbidade administrativa.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Luciano LeitoaLuciano Leitoa

“Impossível acatar a tese defensiva do demandado de ausência de dolo, no sentido de que ao perceber a existência desta contratação irregular, exonerou o servidor José Ribamar Felix da Silva, visto que houve o transcurso de quase um ano para a ocorrência da referida exoneração, tempo este demasiadamente prolongado para a "descoberta" da irregularidade existente. Ademais, como visto, a contratação ocorreu em abril de 2014, portanto, já no curso do mandato do requerido, que teve início em 2013, não sendo plausível, assim, alegação de desconhecimento da situação”, afirmou a juíza na decisão.

“Após a análise acurada dos meios de provas coligidos aos autos, considera-se comprovado que Luciano Ferreira de Sousa, na condição de Prefeito do Município de Timon, ao manter a contratação de servidor sem a prévia aprovação em concurso público, praticou ato de improbidade administrativa consubstanciado em violação ao princípio/dever constitucional da legalidade”, destacou.

Foi então determinada a aplicação de multa civil no valor correspondente a dez vezes a remuneração mensal recebida pelo prefeito, na época da contratação, assim como a aplicação de multa civil deverá ser revertida em favor do município de Timon, além de mandar a inclusão do nome do prefeito na lista de condenados por ato de improbidade. Luciano Leitoa já ingressou com recurso contra a decisão.

Outro lado

Procurado pelo GP1 nesta quarta-feira (22), Luciano Leitoa não foi localizado para comentar o caso. O espaço continua aberto para quaisquer esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.