Fechar
GP1

Política

É preciso cortar direitos para haver emprego, diz presidente do TST

O presidente do TST, Ives Gandra, afirmou que nunca vai “conseguir combater desemprego só aumentando direito”.

O ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que é necessário reduzir direitos dos trabalhadores para que os empregos sejam garantidos. “Nunca vou conseguir combater desemprego só aumentando direito”, afirmou.

Ao ser questionado se a alteração da Reforma Trabalhista foi uma demanda empresarial, o ministro explicou. “Por um lado, foi a demanda das empresas, insatisfeitas com a ampliação de direitos. Por outro, muitos direitos foram criados pela reforma.”

“Tinha uma súmula do TST que disciplinava a terceirização. Agora, há uma lei. A reforma, para os terceirizados, não precarizou condições”, continuou.

Gandra assegurou que embora tenha ficado mais fácil para o empresário contratar empregados, a reforma não irá dificultar a vida do trabalhador. O ministro afirmou ainda que não vê problemas no trecho da reforma que estabelece dano moral com o valor proporcional ao salário.

“Não é possível dar a uma pessoa que recebia um salário mínimo o mesmo tratamento, no pagamento por dano moral, que dou para quem recebe salário de R$50 mil. É como se fulano tivesse ganhado na loteria”, disse.

O que muda com a reforma

A negociação vai prevalecer sobre a CLT quando tratar de temas como jornada, intervalo para almoço e plano de cargos, salários e funções.

Amplia a jornada parcial (de 25 horas para 30 sem hora extra, ou 26 horas com 6 horas extras) estende o uso da jornada 12 x 36 (12 horas de trabalho por 36 de descanso).

Regulamenta o teletrabalho, o trabalho intermitente (descontinuado por horas, dias ou meses) e o serviço autônomo sem vínculo.

Acaba com a obrigatoriedade do imposto sindical.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.