Fechar
GP1

Política

Quebra de acordo com PP torna PMDB aliado central de Wellington

O senador Ciro Nogueira, que está no exterior, segue em silêncio.

A reforma administrativa do Governo Wellington Dias (PT) parece estar longe de ser concluída. A todo momento surgem informações do Palácio de Karnak mudando os acertos que pareciam firmados. No centro destas indefinições sempre figuram dois grandes partidos: PMDB e PP.

Com o PMDB, a conversa perdura por mais de seis meses e, até este ponto, ainda não foi confirmado o ingresso da sigla na estrutura administrativa, mesmo com o afunilamento dos diálogos acerca dos espaços que caberão ao partido no Governo.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Wellington DiasWellington Dias

Neste momento, a situação mais conflituosa envolve o PP, partido do senador Ciro Nogueira Filho. A sigla já dava como certa a indicação de um progressista para comandar a secretaria de Estado da Saúde, porém, nas últimas 48 horas, houve uma reviravolta nos acordos e o PT deverá seguir no comando da pasta. A novidade seria o “fatiamento” da estrutura com o PMDB que passaria a ter o controle dos hospitais com a criação de um fundação.

Esta alteração tem sido encarada por muitos como uma espécie de escolha do governador Wellington Dias pelo o PMDB que se tornaria seu principal aliado nas eleições de 2018.

Quanto ao PP, passou a ser considerada a possibilidade de ruptura do partido com o Governo, mas, Ciro Nogueira, que é presidente nacional da sigla, segue em silêncio. Ao GP1, nesta quarta-feira (15), a vice-governadora Margarete Coelho (PP) informou que o senador está no exterior e só deve retornar a Teresina neste final de semana.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.