Fechar
GP1

Política

Google pode comprovar denúncia sobre e-mail de Dilma

Através dos dados de IPs (identidade das máquinas) é possível saber quem acessou as contas incluindo dia e horário, o que poderia ajudar na identificação dos usuários.

O Google poderá ajudar os investigadores da Operação Lava Jato, através de informações da empresa, a esclarecer se a ex-presidente Dilma Rousseff utilizou de fato uma conta de e-mail para avisar o casal João Santana e Mônica Moura, marqueteiros do PT, sobre avanços da operação, como afirmou Mônica em depoimento da delação premiada.

Segundo ela, os três possuíam uma conta de e-mail onde eram trocadas diversas informações. Tanto Dilma, quanto Mônica e Santana tinham a senha e se comunicavam por meio de rascunhos.

Para ter aceso ao conteúdo, a Justiça terá que pedir a quebra do sigilo do endereço eletrônico.

  • Foto: ReproduçãoSuposto e-mail usado entre Dilma Rousseff e Monica Moura Suposto e-mail usado entre Dilma Rousseff e Monica Moura

Segundo a Folha de S. Paulo, através dos dados de IPs (identidade das máquinas) é possível saber quem acessou as contas incluindo dia e horário, o que poderia ajudar na identificação dos usuários.

Outra possibilidade para solucionar o caso, é a realização de uma perícia nos computadores do Palácio do Alvorada e da petista, além de outros aparelhos eletrônicos como tablets e celulares. Para isso, seria necessário mandado de busca e apreensão.

Mesmo que apagados, dados podem ser recuperados nas máquinas, sendo possível a reconstituição ao menos parcial das ações que envolvem o e-mail. O Google tem cumprido decisões judiciais após embates e pedidos – no entanto, a empresa tem utilizado como critério pedidos que sejam restritos a pessoas investigadas, para não expor outros cidadãos.

Sobre o assunto, o Google afirmou em nota que recebe “regularmente pedidos de autoridades e ordens judiciais em relação a dados de usuários”. Segundo um relatório de transparência atualizado pela empresa, entre junho e dezembro de 2016 foram feitas 1.010 solicitações, das quais 60% foram cumpridas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.