Fechar
GP1

Política

Wellington avalia impacto das reformas da previdência e política

O governador afirmou que é necessário um diálogo para debater e esclarecer os pontos propostos.

O governador Wellington Dias (PT) fez uma análise dos impactos da Reforma da Previdência, que teve o texto base aprovado na última quarta-feira (03), e da Reforma Política, na vida dos brasileiros e, principalmente, dos piauienses.

“Um ponto que precisa de negociação é no que diz respeito aos trabalhadores rurais, pessoas com expectativa de vida de 65 anos só podem receber o benefício com 65 anos, é como dizer que a pessoa vai se aposentar e morrer no ano seguinte. Claro que existem homens e mulheres que vivem mais, mas de regra, eles morrem mais jovens, e isso prejudica as regiões que mais precisam de amparo para trabalho rural, o dinheiro que circula na proteção rural no nordeste é mais do que o que circula no fundo de participação dos municípios. O dinheiro que circula na proteção rural tem um lado social que precisa ser olhado”, comentou o governador.  

Wellington afirmou que é necessário um diálogo para debater e esclarecer os pontos propostos e que os estados precisam estar mais presentes na discussão sobre a reforma da previdência. “O fórum dos governadores, na defesa dos interesses do nordeste já se posicionou, demonstrando que há necessidade de diálogo. Cito um exemplo positivo: ainda na votação da comissão se fez uma negociação em relação ao BPC, benéfico da prestação continuada para pessoas com deficiência. Determinada deficiência, a expectativa é de 25 anos, qual o sentido obter o benefício ao completar 60 anos? É como dizer que não vai ter direito. Então houve um entendimento e se considerar a expectativa de vida de cada caso”.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

Dias ressaltou ainda a participação do secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu e da secretária de Educação, Rejane Dias, na votação contra a reforma. “Como governador, como cidadão brasileiro e como quem, modéstia a parte, entende de previdência, vejo a necessidade de que se tenham algumas mudanças, mas através do dialogo tripartite, empresário, trabalhador e governo. A bancada do Piauí é livre e está, com certeza, com o sentimento que eu vivo no Piauí e no nordeste. Em nome disso, o deputado Fabio Abreu e a deputada Rejane Dias já anunciaram que tomaram a decisão de retornar ao parlamento para votar”, declarou.

Reforma política

O governador também comentou sobre a reforma política e destacou alguns pontos favoráveis. “Na minha opinião, um fundo que permita ter condições de campanha, o barateamento da campanha com a unificação da eleição em um mesmo ano, com mandato de 4 ou 5 anos, acho que vale a pena. O fim da reeleição acho que é um ponto positivo. Discordo em relação ao vice porque quem indica o vice do judiciário é o judiciário, no legislativo, igual forma, quem exerce o vice do executivo precisa ser do executivo, acho que não há sentido de se afastar um governante haver outra eleição, todos os países democráticos trabalham com as condições de estabilidade maior, com um segundo até um terceiro já bem definido em cada poder”, pontuou Wellington.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.