Fechar
GP1

Política

Cármen Lúcia retira inquérito de Aécio Neves da Lava Jato

A ministra atendeu ao pedido do ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF.

Nesta quarta-feira (14), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, determinou que um dos cinco inquéritos abertos para investigar o envolvimento do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) com irregularidades narradas nas delações premiadas da empreiteira Odebrecht seja retirado do âmbito da Operação da Lava Jato e que seja feito sorteio de um novo ministro relator para o caso.

A ministra atendeu ao pedido do ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoCarmén LúciaCarmén Lúcia

O inquérito retirado da Lava Jato apura suposto pagamento de vantagens indevidas pela Odebrecht, a pedido de Aécio, para campanhas dele, do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), do ex-deputado Pimenta da Veiga (PSDB-MG) e do deputado Dimas Fabiano Toledo Júnior (PP-MG).

De acordo com o G1, ao formular o pedido, Fachin concordou com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que afirma que a investigação não tem relação com a Operação Lava Jato, já que esta apura fraudes no âmbito da Petrobras.

Segundo o ministro, os fatos "ao menos por ora, em nada de relacionam com o que se apura na referida operação de repercussão nacional", disse o Fachin referindo-se a Lava Jato.

Desde maio, Aécio Neves está afastado do mandato, por determinação de Fachin, em razão das informações passadas pelo empresário Joesley Batista, em delação premiada na Operação Lava Jato.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.