Fechar
GP1

Política

Marco Aurélio diz que Aécio tem ‘carreira política elogiável’

Aécio tinha sido afastado do cargo depois da determinação do ministro Edson Fachin, que em 17 de maio decretou o afastamento das funções parlamentares e a retenção de seu passaporte.

Nesta sexta-feira (30), o ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que Aécio Neves (PSDB-MG) retome ao seu cargo de senador. Na determinação, o ministro mostrou ser conhecedor da biografia do tucano.

“É brasileiro nato, chefe de família, com carreira política elogiável – deputado federal por quatro vezes, ex-presidente da Câmara dos Deputados, governador de Minas Gerais em dois mandatos consecutivos, o segundo colocado nas eleições à Presidência da República de 2014 – ditas fraudadas –, com 34.897.211 votos em primeiro turno e 51.041.155 no segundo, e hoje continua sendo, em que pese a liminar implementada, senador da República, encontrando-se licenciado da Presidência de um dos maiores partidos, o Partido da Social Democracia Brasileira”, afirmou.

Aécio tinha sido afastado do cargo depois da determinação do ministro Edson Fachin, que em 17 de maio decretou o afastamento das funções parlamentares e a retenção de seu passaporte. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia requerido a prisão preventiva do senador.

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoMarco Aurélio Marco Aurélio

De acordo com o Estadão, o ministro Marco Aurélio virou relator do caso depois que o próprio Fachin pediu a redistribuição de parte da Operação Patmos – investigação que envolve Aécio em suposta propina de R$ 2 milhões da JBS.

Marco Aurélio também determinou a devolução do passaporte sob alegação de não haver risco de fuga do tucano. Além disso, também livrou o senador da obrigação de não manter contato com nenhum outro investigado do caso JBS – entre os quais a irmã do senador, Andrea Neves, e um primo dele, Frederico Pacheco, o Fred, que cumprem prisão domiciliar.

Aécio Neves disse que sempre acreditou na Justiça e que agora vai cumprir com seriedade o seu mandato. “Recebo com absoluta serenidade a decisão do Ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, da mesma forma como acatei de forma resignada e respeitosa a decisão anterior. Sempre acreditei na Justiça do meu país e seguirei no exercício do mandato que me foi conferido por mais de 7 milhões de mineiros, com a seriedade e a determinação que jamais me faltaram em 32 anos de vida pública” disse o senador.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.