Fechar
GP1

Política

Temer promulga compromisso do Brasil no Acordo de Paris

Entre os compromissos firmados pelo Brasil está a redução de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005 até 2025.

Durante cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (05), o presidente Michel Temer promulgou o compromisso do Brasil com o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. Em setembro de 2016, o documento havia sido homologado por Temer e agora, tem força de lei no Brasil.

A redução de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005 até 2025 e o aumento na participação da bioenergia sustentável na matriz energética para aproximadamente 18%, em 2030, estão entre os compromissos assumidos pelo país.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoPresidente Michel TemerPresidente Michel Temer

"Planeta tem um só e não haverá segunda chance. Por isso, o esforço para protegê-lo deve ser global. Assumimos metas ambiciosas e factíveis e vamos cumpri-las. Estaremos à altura da responsabilidade que assumimos diante do acordo", declarou o presidente após assinar o documento.

De acordo com o G1, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reiterou a preocupação com a saída dos Estados Unidos do acordo na semana passada, anunciada pelo presidente americano Donald Trump. Para Trump, o acordo põe o país norte-americano em desvantagem e beneficia outros países.

Veja os principais pontos do acordo de Paris:

. Países devem trabalhar para que aquecimento fique muito abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC

. Países ricos devem garantir financiamento de US$ 100 bilhões por ano

. Não há menção à porcentagem de corte de emissão de gases-estufa necessária

. Texto não determina quando emissões precisam parar de subir

. Acordo deve ser revisto a cada 5 anos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.