Fechar
GP1

Política

Governador Wellington Dias se encontra com cônsul no Canadá

O chefe do executivo piauiense foi recebido, na província de Ontario, pelo cônsul adjunto do Consulado Geral de Toronto, Ademar Seabra da Cruz Júnior, que revelou o aspecto positivo da visita

O governador Wellington Dias e comitiva desembarcaram neste sábado (15) no Canadá, onde cumprem agenda oficial de interesses do Estado. Dentre as agendas previstas estão encontros e reuniões relacionados a Segurança Pública, Inovação Científica, Investimentos, Negócios e Turismo.

O chefe do executivo piauiense foi recebido, na província de Ontario, pelo cônsul adjunto do Consulado Geral de Toronto, Ademar Seabra da Cruz Júnior, que revelou o aspecto positivo da visita de Wellington Dias ao Canadá. “Estamos muito felizes em receber o governador Wellington Dias. É um prestígio, não só para o trabalho do Itamaraty, mas para as relações Brasil-Canadá, diante do momento positivo que temos nas relações entre os dois países”, destacou Ademar Seabra. Ele ressalta que há uma coincidência muito grande entre o tipo de investimento que o Canadá já desenvolve no Brasil em outros estados, com o que pode ser feito o Piauí.

  • Foto: Divulgação/CcomWellington e Rejane Dias cumprem agenda no CanadáWellington e Rejane Dias cumprem agenda no Canadá

Foi confirmada para o próximo dia 18, uma reunião da comitiva piauiense com representantes da Câmara de Comércio, empresários canadenses e investidores brasileiros sobre o potencial de investimentos do Piauí. “Após essa uma conversa inicial, o consulado vai dar seguimento e transformar esse diálogo em uma estratégia de trabalho a longo prazo para o desenvolvimento conjunto”, afirmou o cônsul adjunto.

O governador Wellington Dias agradeceu a recepção dispensada pelo consulado brasileiro no Canadá à comitiva piauiense e falou sobre a expectativa em relação à viagem. “Sou grato pela forma respeitosa, carinhosa e de valorização da nossa agenda e pelo apoio do consulado brasileiro. Esse encontro que teremos no dia 18 com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá visa despertar o interesse dos empresários e a possibilidade da criação de uma Câmara entre Piauí-Canadá-Ontário. Já que eles (canadenses) mostraram interesse nas energias renováveis e comércio bilateral. Há outra agenda com a (empresa) Bombardier e a Latam, em Montreal onde vamos abrir entendimentos para turismo na Rota das Emoções. O interesse partiu deles próprios e a Bombardier já acertou agenda de uma visita ao Piauí, Ceará e Maranhão”, descreveu o chefe do executivo estadual.

  • Foto: Divulgação/CcomWellington Dias, Ademar Seabra e Rejane DiasWellington Dias, Ademar Seabra e Rejane Dias

"Depois da visita do governador de Goiás, Marconi Perillo, que já fechou acordo com investidores da área da indústria de fármacos, agora chega o Piauí, e as chances são boas em áreas do Turismo, no que diz respeito ao Delta do Parnaíba, Rota das Emoções e Serra da Capivara. São duas frentes que Embaixada do Brasil pode ajudar. Também na mineração, energias eólicas, solar, PPPs e produção de grãos e frutas para abastecer mercado do Canadá", explicou Ademar Seabra.

"Temos chances de, aqui, concretizar duas cooperações: um modelo moderno para sistema prisional e educação; e podemos já abrir entendimentos para investimentos na Rota das Emoções. Fiquei animado com a perspectiva positiva para agendas da próxima semana em Toronto e Montreal", avaliou Wellington Dias.

A comitiva piauiense no Canadá é formada pelo governador Wellington Dias, pelos secretários estaduais de Educação, Rejane Dias, e de Justiça, Daniel Oliveira, além do assessor de imprensa Álvaro Carneiro e dos ajudantes de ordem Ricardo Barbosa e Elton Maciel.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.