Fechar
GP1

Política

Oposição quer comissão para acompanhar auditoria em obras no Piauí

A comissão ainda precisa ser aprovada pelos parlamentares, mas o governo possui apoio da maioria dos deputados.

Os deputados Rubem Martins (PSB) e Gustavo Neiva (PSB) apresentaram nesta quarta-feira (9) um requerimento na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pedindo a formação de uma comissão especial de parlamentares com o objetivo de fiscalizar as obras previstas no contrato de empréstimo Finisa I assinado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 600 milhões, mas que apenas R$ 307 milhões foram liberados.

Um dos principais pontos questionados pela oposição sobre empréstimo é que os recursos não estariam sendo aplicados em obras como afirma o governo. Para esclarecer a situação o conselheiro Kennedy Barros, Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou a realização de uma auditoria nessas obras. Agora os parlamentares querem criar a comissão para acompanhar essa auditoria.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Rubem MartinsRubem Martins

“Nós temos aí o relatório do Tribunal de Contas do Estado, do Tribunal de Contas da União, do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual e da Justiça Federal colocando em dúvidas a prestação de contas que o governador apresentou referente à primeira parcela do empréstimo, o Finisa I. Por conta disso achamos importante que a Assembleia, criasse uma comissão suprapartidária, com todos os partidos para poder acompanhar essa fiscalização do Tribunal de Contas e de outros órgãos. Acho que a Assembleia precisa ter esse cuidado de poder fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos”, afirmou Rubem Martins.

Ele destacou que a comissão ainda precisa ser aprovada pelos parlamentares, mas o governo possui apoio da maioria dos deputados. “Vamos ver se o governo topa participar dessa comissão, sobre a execução, pois tem essa polêmica sobre as obras executadas. Então se existe essa dúvida, vamos tentar junto com o tribunal para poder acompanhar essa fiscalização. Só queremos acompanhar essa auditoria”, disse.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.