Fechar
GP1

Política

Zé Santana foi único senador do Piauí a dispensar cota parlamentar

Dos 81 senadores do país apenas três dispensaram a cota. Além de Santana, Eunício Oliveira (CE) e Luiz Carlos do Carmo (GO) também preferiram não receber.

No ano de 2018 os senadores brasileiros gastaram juntos cerca de R$ 21,2 milhões com a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceaps). Dos 81 senadores, apenas três dispensaram a cota, como foi o caso do senador piauiense Zé Santana (MDB). Além de Santana, Eunício Oliveira (CE) e Luiz Carlos do Carmo (GO) também preferiram não receber a cota.

O advogado Zé Santana tomou posse como senador no dia 14 de dezembro e ficará à frente do cargo por apenas 45 dias, já que no dia 30 de janeiro termina o mandato. Santana era deputado estadual, mas renunciou para assumir no Senado. Eleito para o legislativo estadual, no dia 1º de fevereiro o parlamentar volta para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

  • Foto: Senado FederalZé Santana dispensa Cota Parlamentar no Senado Zé Santana dispensa Cota Parlamentar no Senado

Santana era o segundo suplente do atual governador Wellington Dias (PT), que se elegeu senador em 2010. Wellington foi eleito governador em 2014 e Regina Sousa (PT), que era primeira suplente, assumiu a vaga no Senado. Ao ser eleita vice-governadora do Piauí, Regina renunciou ao cargo e Santana assumiu.

Além de não aceitar a cota parlamentar, Zé Santana também não fez uso do auxílio-moradia, nem teve gastos com imóveis funcionais. No gabinete do parlamentar trabalham 16 pessoas, sendo 2 efetivas e 14 comissionados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.