Fechar
GP1

Política

Frente Parlamentar liderada por Rejane Dias é lançada no Congresso

A solenidade  que  deu  início  aos  trabalhos  do  colegiado  contou  com  a  presença  de especialistas,  pesquisadores,  autoridades  de  Estado  e  membros  do  Ministério  Público  e  da

A deputada federal Rejane Dias lidera a partir desta quarta-feira, 15, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Violência nas Escolas. A solenidade que deu início aos trabalhos do colegiado contou com a presença de especialistas, pesquisadores, autoridades de Estado e membros do Ministério Público e da Justiça.

O grupo assume a missão de debater e acelerar projetos que possam combater a violência no ambiente escolar. Presente na solenidade, o governador do Piauí, Wellington Dias, destacou a necessidade de integrar a escola, a família e a comunidade no combate à violência nas escolas.

  • Foto: Divulgação/AscomLançamento da Frente Parlamenta de Enfrentamento à Violência nas EscolasLançamento da Frente Parlamenta de Enfrentamento à Violência nas Escolas

“Precisamos ampliar essa integração com a família, esse elo da escola com a rede de proteção à criança e ao adolescente. É uma missão importante e acredito que iremos melhorar nosso sistema de educação”, disse.

  • Foto: Divulgação/AscomDeputada Rejane DiasDeputada Rejane Dias

Para a deputada Rejane Dias, que preside a Frente Parlamentar, o grupo assume a missão de ser um canal de diálogo entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Está entre nós os desafios mais importantes a serem atacados. Desde criança se aprende que violência se responde com mais violência. E assim a justiça ganha tons de vingança. É preciso atacar pela raiz o ciclo de ódio que leva à agressão”, defendeu.

Na oportunidade, os convidados usaram um laço verde-claro para simbolizar uma campanha de conscientização. “O laço representa a esperança de dias de melhores. Representa o fim dessa onda de pânico que ensina meninos e meninas a não quererem mais ser professor. Representa a união de um discurso só, em torno do fim da violência que mata, fere, e desconstrói a soberania da educação”, disse a parlamentar.

  • Foto: Divulgação/AscomFrente Parlamentar liderada por Rejane Dias é lançada Frente Parlamentar liderada por Rejane Dias é lançada

Representante do Conselho Federal de Psicologia, Marilene Proença Rebello, defendeu a aprovação do substitutivo do senador Flávio Arns (Rede-PR) ao PLC 60/2007 já aprovado pelo Senado. A proposta garante atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas de educação básica.

  • Foto: Divulgação/AscomSenador Elmano FérrerSenador Elmano Férrer

“Há mais de cinco anos esse Projeto está pronto para ser votado no Plenário, por isso pedimos a esta Frente que ajude a acelerar a apreciação dessa proposta”, sugeriu. Proença elencou dados da pesquisa “Violência e Preconceitos na Escola", onde alunos denunciaram a ausência de diálogo com diretores e coordenadores pedagógicos e uma cultura de violência instalada no ambiente escolar.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade, os secretários de Educação do Piauí e de Santa Catarina, Ellen Gera de Brito Moura e Natalino Uggioni, respectivamente, a Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão do MPF, Deborah Duprat, a Promotora de Justiça do Piauí, Flávia Gomes e o Coordenador-Geral de Temas transversais e Educação Básica do MEC, Leonardo Lapa.Também estiveram presentes, o Presidente Conselho Federal Educadores e Pedagogos, Geraldo Paiva, representante do Instituto Sou da Paz, Felipe Angeli, e a representante da Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás, Marta Cristina Alves, entre outras autoridades.

  • Foto: Divulgação/AscomFrente Parlamentar liderada por Rejane Dias é lançada no CongressoFrente Parlamentar liderada por Rejane Dias é lançada no Congresso
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.