GP1

Política

Arimatéia Dantas reúne deputados para tratar sobre bloqueio de verbas

"Teremos graves problemas para arcar com os credores. Se não conseguirmos fazer a instituição funcionar a não culpa não será nossa", falou o reitor.

Lucas Dias/GP1 Arimatéia Dantas Lopes se reúne com deputados Arimatéia Dantas Lopes se reúne com deputados
Lucas Dias/GP1 Assis Carvalho Assis Carvalho
Lucas Dias/GP1 Flávio Nogueira Flávio Nogueira
Lucas Dias/GP1 José Arimatéia Dantas Lopes José Arimatéia Dantas Lopes
Lucas Dias/GP1 Júlio César Júlio César
Lucas Dias/GP1 Margarete Coelho Margarete Coelho
Lucas Dias/GP1 Merlong Solano Merlong Solano
Lucas Dias/GP1 Rejane Dias Rejane Dias
Lucas Dias/GP1 Reunião entre deputados e o reitor José Arimatéia Dantas na UFPI Reunião entre deputados e o reitor José Arimatéia Dantas na UFPI
Lucas Dias/GP1 Reunião entre deputados e o reitor da Universidade Federal do Piauí Reunião entre deputados e o reitor da Universidade Federal do Piauí
Lucas Dias/GP1 Themístocles Filho Themístocles Filho
Lucas Dias/GP1 Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes
Lucas Dias/GP1 Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes e presidente da Alepi, Themístocles Filho Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes e presidente da Alepi, Themístocles Filho
Lucas Dias/GP1 Assis Carvalho Assis Carvalho
Lucas Dias/GP1 Deputada Margarete Coelho Deputada Margarete Coelho
Lucas Dias/GP1 Rejane Dias Rejane Dias
Arimatéia Dantas Lopes se reúne com deputados
Assis Carvalho
Flávio Nogueira
José Arimatéia Dantas Lopes
Júlio César
Margarete Coelho
Merlong Solano
Rejane Dias
Reunião entre deputados e o reitor José Arimatéia Dantas na UFPI
Reunião entre deputados e o reitor da Universidade Federal do Piauí
Themístocles Filho
Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes
Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes e presidente da Alepi, Themístocles Filho
Assis Carvalho
Deputada Margarete Coelho
Rejane Dias

O bloqueio de verbas para as universidades federais do País tem provocado reações dos órgãos que serão atingidos com essas medidas do Governo Federal. Na manhã desta sexta-feira (17), o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes se reuniu parte da bancada federal do Estado, com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB) e com representantes de instituições ligadas ao tema. O encontro ocorreu na reitoria da UFPI.

Na oportunidade, o reitor alertou para incapacidade financeira para arcar com as verbas de custeio do UFPI o que para ele, poderá trazer prejuízos para as instituições de ensino federal.

“Uns falam em contingenciamento e outros em bloqueio de valores. De forma bem didática, quando há contingenciamento, o dinheiro é liberado aos poucos e ao final recebe todo o dinheiro. Já com bloqueio a pessoa recebe apenas uma parte, com a promessa de que se as coisas melhorarem, podemos receber o que ainda falta. Mas é um dinheiro que não temos garantia”, ponderou o reitor.

Arimatéia Dantas explicou ainda a verba denominada de Funcionamento das Instituições Federais o bloqueio chega próximo dos 50%. “É o corte em atividades que garantem o funcionamento da UFPI como limpeza, segurança, passagens, diárias. Nós não vamos fechar, mas teremos graves problemas para arcar com os credores. Se não conseguirmos fazer a instituição funcionar a culpa não será nossa. Não trabalhamos com a perspectiva de fechar cursos ou diminuir vagas”, reclamou o reitor.

A deputada federal Margarete Coelho fez uma das falas mais incisivas da reunião. Ela chegou a dizer que é preciso lutar pela sobrevivência das universidades do Brasil. “O governo fez um ataque às instituições e aos professores”, disse. Ainda de acordo com Margarete, uma fala do Ministro da Educação Abraham Weintraub a deixou preocupada.

“O ministro focou apenas na qualidade do ensino, tentando passar a imagem de que as instituições e os professores não têm competência. Isso me deixou preocupada. O ministro demonstrou desamor pela educação”, completou a deputada federal.

O deputado federal Júlio César Lima também compareceu à reunião. “Nós vamos procurar estudar alternativas para compensar essas perdas. Outras fontes de renda dentro das comissões de orçamento, dentro das receitas administradas”, disse o deputado federal pelo PSD.

Presentes

Também estiveram presentes à reunião, os deputados Assis Carvalho (PT), Flávio Nogueira (PDT), Merlong Solano (PT) e Rejane Dias (PT).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.