Fechar
GP1

Política

Senador Chico Rodrigues é retirado de comissão da covid-19 no Congresso

O senador ocupava uma vaga de suplente na comissão responsável por acompanhar os gastos do governo federal com a pandemia.

Flagrado pela Polícia Federal com R$ 33,1 mil dentro da cueca e investigado por desviar recursos do combate ao novo coronavírus, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) foi retirado da comissão mista do Congresso Nacional responsável por acompanhar os gastos do governo federal com a pandemia.

O senador ocupava uma vaga de suplente na comissão, formada por deputados e senadores. Esse colegiado é responsável por acompanhar as ações do governo na pandemia, fiscalizar os gastos da União na crise e ouvir representantes da administração federal sobre as respostas à doença no País.

A vaga de Chico Rodrigues pertence ao bloco Vanguarda, formado por DEM, PL e PSC no Senado, que retirou o parlamentar por meio de ofício enviado à comissão nesta sexta-feira, 16. Nenhum substituto para a cadeira foi colocado até o momento.

Até então membro da comissão, Chico Rodrigues é investigado por um suposto esquema que desviou recursos destinados ao combate à covid-19. Por causa disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou o afastamento do senador por 90 dias – decisão que ainda precisa passar pelo Senado. O parlamentar também deixou de ser vice-líder do governo Bolsonaro na casa. ele havia sido colocado nesta missão, de representar o governo, pelo próprio presidente Bolsonaro.

Além do afastamento, o senador é alvo de uma representação no Conselho de Ética do Senado. O escândalo pode levar o parlamentar a perder o mandato. Nos bastidores, porém, senadores discutem abrandar a situação de Rodrigues e criticam o afastamento de um integrante da Casa por meio de decisão individual de Barroso. Em nota enviada na quinta-feira, 17, Rodrigues disse ser inocente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que não tem nada a ver com senador Chico Rodrigues

Ministro do STF decide afastar senador Chico Rodrigues por 90 dias

"Vou provar minha inocência", diz senador Chico Rodrigues

Bolsonaro tira Chico Rodrigues da função de vice-líder do governo no Senado

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.