Fechar
GP1

Política

Hélder Barbalho acusa ‘aparelhamento’ do Ministério Público do Pará

'Atuei com firmeza para que a empresa responsável pelos respiradores devolvesse todo o recurso aos cofres do Estado', afirmou o governador em nota.

Após ser acionado judicialmente pelo Procurador-Geral de Justiça do Pará e ter seu afastamento solicitado, o governador Hélder Barbalho divulgou nota se defendendo da imputação de improbidade administrativa na compra de respiradores ‘inservíveis’ ao combate à pandemia e apontando ‘aparelhamento’ do Ministério Público do Estado. O chefe do executivo paraense alega que não houve prejuízo financeiro ao Estado na negociação que é investigada pela Polícia Federal.

“Atuei com firmeza para que a empresa responsável pelos respiradores devolvesse todo o recurso aos cofres do Estado. Sempre defendi os recursos públicos e estou provando isso na Justiça”, afirmou.

Na ação de improbidade à 1ª Vara de Fazenda da capital paraense nesta terça, 10, o Procurador-geral do Pará Gilberto Valente Martins pediu ainda o bloqueio de ao menos R$ 15 milhões em bens de Barbalho e outros 9 envolvidos, entre eles o ex-secretário de Saúde Alberto Beltrame e o ex-chefe da Casa Civil paraense Parsifal de Jesus Pontes.

O valor estimado pelo Ministério Público tem relação com o montante do dano patrimonial a ser ressarcido aos cofres públicos. Já houve a restituição de parte dos valores que teriam sido supostamente desviados, em razão de ‘acordo’ celebrado entre o Estado e a empresa SKN do Brasil, fornecedora dos respiradores.

No documento, a promotoria afirma que Helder Barbalho ‘aproveitou-se de sua posição de gestor maior para praticar diretamente atos que claramente viabilizavam desvios de dinheiro público, destinado a salvar vidas’.

Segundo o MPPA, o governador ‘aproveitou’ do Poder inerente ao seu cargo, ‘até mesmo para criar normas que subsidiassem seu esquema ilícito, ou seja, usou das prerrogativas que sua condição de chefe maior do Executivo Paraense, para gerar locupletamentos ilícitos, fraudando aquisições públicas milionárias’.

“Trata-se, assim, do pior tipo de ser humano, qual seja, aquele que é pago para servir uma sociedade, ocupando um de seus cargos de gestão mais importantes, porém, abusa da confiança que lhe foi depositada para praticar fraudes e violações aos interesses sociais”, registra a ação de improbidade.

Em resposta, Helder Barbalho disse que o Procurador-Geral de Justiça do Estado ‘extrapola suas funções’ e ‘não possui isenção necessária para atuação no cargo’.

Confira a íntegra da nota do governador

  • Foto: DivulgaçãoNota de Helder BarbalhoNota de Helder Barbalho

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Procurador-geral do Pará pede afastamento de Hélder Barbalho

STJ aponta indícios de participação de Hélder Barbalho em esquema criminoso

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.