Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Gilberto Albuquerque: “precisamos reestruturar as unidades de saúde"

“Nós teremos uma reunião para apresentação do plano de ação, para gente tentar agilizar, não dá para perder tempo, a saúde é contínua, é imediata", afirmou.

O prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), anunciou na manhã desta quinta-feira (10), parte de seu secretariado. Entre eles está o médico Gilberto Albuquerque, diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), que vai assumir a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Gilberto, que também faz parte da equipe de transição, disse que foram observados alguns problemas na prefeitura em relação à Saúde. “Como membro da equipe de transição, a gente já observou alguns problemas, por exemplo, nós temos aí uma doença que está aumentando nessas últimas duas semanas, que é a covid-19, nós temos uma população que tem suas necessidades básicas contínuas, são as complicações de diabetes, do hipertenso, da gravidez e nós temos o Hospital de Urgência de Teresina que tem que fazer esse convívio da covid-19, trauma, cardiologia”, explicou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Gilberto Albuquerque, Secretário de Saúde Gilberto Albuquerque, fututo presidente da FMS

Ainda segundo o futuro presidente da FMS uma equipe já está fazendo esse estudo relacionado à Saúde. “Nós teremos uma reunião para apresentação do plano de ação, para gente tentar agilizar, não dá para perder tempo, a saúde é contínua, é imediata e no final do ano cresce muito a demanda de urgências e emergências, então nós já estamos aí em campo”, completou.

“Precisamos reestruturar essas unidades de saúde, o povo continua adoecendo, continua precisando de consultas, de cirurgias, de medicamentos, mas a covid-19 está presente também, e nós temos que fazer esse casamento aí da covid-19 presente na comunidade e as outras necessidades, por exemplo, diabetes, hipertensão, não acabaram, elas têm complicações diárias, complicações de rotina que nós temos que fazer essa cobertura também”, esclareceu Gilberto.

Em relação à covid-19 em Teresina, a gestão atual tem colocado que não há, hoje, a necessidade de medidas mais restritivas. Questionado se há esse pensamento também por parte dele, Gilberto Albuquerque respondeu: “isso aí é uma avaliação que o COE fornece, porque eles têm dados técnicos né, eu sou membro do COE estadual e o que a gente percebe é que nessas últimas duas semanas tem aumentado significativamente a demanda por leito de pacientes com covid-18, no Sul do estado, Hoje nós estamos com mais de 90% dos leitos covid-19 ocupados no HGV, os hospitais privados estão abrindo mais leitos de UTI, então, tem uma demanda né, que está aumentando então isso aí é um conjunto de informações técnicas que a gente tem que fazer”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeito eleito Dr. Pessoa anuncia parte do secretariado; veja lista

Dr. Pessoa define quatro nomes para compor equipe de secretários

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.