Fechar
GP1

Política

Flávio Nogueira defende programa de estímulo ao transporte por cabotagem

O parlamentar também defendeu o desenvolvimento do transporte ferroviário, interligando as regiões Nordeste, Norte e Sul, de maneira a fomentar a economia do país e levar melhorias às cidades

Em pronunciamento nesta terça-feira (01), na Câmara Federal, o deputado Flávio Nogueira, destacou a importância do programa de estímulo ao transporte por cabotagem - modalidade de transporte marítimo na costa do país, enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional. O PL 4.199/20, mais conhecido como a BR do Mar, em alusão a “estradas marítimas” que interligará os portos localizados nas águas costeiras do País.

Flávio salientou que o Brasil tem 8,5 mil km de costa navegável e que cerca de 70% da população brasileira vive na faixa situada até 200 km do litoral. Além disso, o transporte aquaviário responde por apenas 11% do total de cargas movimentadas no Brasil, enquanto o rodoviário corresponde 65%.

"Países com dimensões continentais como Estados Unidos e China, exercem esse transporte tanto para o turismo quanto para o transporte de cabotagem, movimentando a economia e incentivando o desenvolvimento da navegação comercial", disse o deputado.

O parlamentar também defendeu o desenvolvimento do transporte ferroviário, interligando as regiões Nordeste, Norte e Sul, de maneira a fomentar a economia do país e levar melhorias às cidades. Ele chamou a atenção para a conclusão da Ferrovia Transnordestina, que ligará o Porto de Pecém (CE) ao Porto de Suape (PE) e ao município de Eliseu Martins (PI), essencial para o transporte de grãos e minérios piauienses e o desenvolvimento da região Nordeste.

“Vamos, portanto, fazer um Brasil interligado por ferrovias e também pelo transporte de cabotagem, não apenas rodovias. Vamos acabar com o lema Washington Luis, que governar é construir estradas”, finalizou o deputado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deputado Flávio Nogueira diz que é necessário investir em educação

Flávio Nogueira integra frente parlamentar da Reforma Administrativa

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.