Fechar
GP1

Política

Governo Bolsonaro cancela cúpula presencial de presidentes do Mercosul

Ministério de Relações Exteriores não detalhou o motivo da mudança de planos do Governo Federal.

A cúpula do Mercosul no Brasil não será mais presencial, mas virtual. O governo de Jair Bolsonaro (PL) decidiu fazer o evento apenas por videoconferência, nos dias 16 e 17 de dezembro. A informação foi antecipada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Itamaraty ao Estadão por meio de nota.

O Ministério de Relações Exteriores não detalha na resposta o motivo da mudança de planos. A justificativa do governo brasileiro para transformar o evento em virtual teria sido o surgimento da nova variante Ômicron do coronavírus.

A reviravolta acontece apenas uma semana depois de um evento, na embaixada da Argentina em Brasília, para celebrar o Dia da Amizade entre Brasil e Argentina, em 1º de dezembro.

O governo do presidente Alberto Fernández enviou ao Brasil o secretário de Assuntos Estratégicos da Casa Rosada, Gustavo Beliz, um dos principais assessores do chefe de Estado argentino, que foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outros, para celebrar a amizade entre Brasil e o país vizinho.

O clima era amistoso, em uma festa com direito a vinho Malbec e música ao vivo, como mostrou o Estadão.

Dois dias depois, contudo, o presidente argentino anunciou que receberia em Buenos Aires o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inimigo político de Bolsonaro.

A relação entre Lula, Fernández e Cristina é antiga. O presidente argentino visitou o ex-presidente na prisão, em plena campanha eleitoral em seu país, em 2019.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.