Fechar
GP1

Política

Obra de Torquato Neto pode se tornar patrimônio brasileiro

O Projeto de Lei 597/202 é de autoria do deputado federal Flávio Nogueira (PDT).

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o Projeto de Lei 597/2021, que declara as obras do poeta, compositor, cineasta e jornalista piauiense Torquato Neto como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O projeto aguarda designação do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O PL é de autoria do deputado federal Flávio Nogueira (PDT), que destacou a importância do artista no âmbito local e nacional.

Foto: ReproduçãoPoeta Torquato Neto
Poeta Torquato Neto

“Torquato tem várias obras de reconhecimento nacional e até mesmo internacional e que serviram de inspiração para outros tantos artistas, suas composições foram adotadas por nomes de expressividade como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Luiz Melodia, e tantos outros. Um nome que orgulha o Piauí e que o Brasil precisa preservar”, afirmou o autor do projeto.

Torquato Neto

O poeta Torquato Neto nasceu em Teresina em 1944 e aos 16 anos se mudou para Salvador, onde iniciou uma amizade com os artistas Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Betânia. O nome do piauiense se destacou durante o movimento tropicalista durante o regime militar.

Torquato compôs músicas em parceria com os artistas Luiz Melodia, João Bosco, Sérgio Brito, Geraldo Azevedo e Edu Lobo. Além de compositor, Torquato atuou e dirigiu filmes como Adão e Eva, do Paraíso ao Consumo e Terror da Vermelha.

O piauiense é ainda autor do poema ‘Let’s Play That’, onde cita um “anjo louco, torto” e “com asas de avião”. O poema lhe rendeu uma escultura assinada pelo artista Braga Tepi, de um anjo com três metros de altura e dez metros de envergadura das asas como homenagem na capital piauiense. A escultura fica no Complexo Ponte Estaiada.

Após a morte de Torquato, o cantor Caetano Veloso visitou o pai do artista e compôs a canção ‘Cajuína’, que fala na ‘cajuína cristalina em Teresina’.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.