Fechar
GP1

Política

Rodrigo Pacheco diz que Senado deve rejeitar reforma eleitoral

Segundo Pacheco, o tema será levado a plenário em respeito a votação que ocorreu na Câmara.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), afirmou nesta quarta-feira (18), que a tendência é que o Senado rejeite a PEC aprovada pela Câmara dos Deputados, que promove uma reforma eleitoral e resgata as coligações partidárias de deputados e vereadores.

Segundo Rodrigo Pacheco, o Senado deve manter o sistema atual, sem coligações. "A tendência é de manutenção do sistema político como é hoje, um sistema proporcional, sem coligações, com a cláusula de desempenho, para que possamos projetar ao longo do tempo um cenário que vai ser positivo, de menos partidos políticos e consequentemente de melhor legitimidade da população", defendeu o parlamentar.

Conforme Pacheco, o tema será levado para apreciação no plenário do Senado em respeito a votação que ocorreu na Câmara. “Os senadores ainda vão se debruçar sobre a matéria, mas há uma tendência, de fato, de manutenção do sistema político tal como é hoje. O tema será levado a plenário em respeito à votação na Câmara dos Deputados”, afirmou.

A votação da PEC foi concluída na terça-feira (17), sem segundo turno. A Câmara dos Deputados aprovou a volta das coligações e rejeitou a proposta do chamado “distritão”, sistema elegeria apenas os mais votados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.