Fechar
GP1

Política

Mesa Diretora da Alepi rejeita proposta que muda regras da eleição do TCE

A proposta de Themístocles Filho impedia a votação dos deputados que concorrem à vaga de conselheiro.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) decidiu, nesta quinta-feira (02), não aprovar resolução que impedia a votação dos deputados que concorrem à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A proposta é do presidente, Themístocles Filho.

Votaram contra a proposta, os deputados Evaldo Gomes, Gustavo Neiva, Júlio Arcoverde e Franzé votaram contra a proposta. Já a deputada Flora Izabel se absteve e o presidente Themístocles votou favorável.

Foto: Lucas Dias/GP1Evaldo Gomes
Evaldo Gomes

O deputado Evaldo Gomes, que faz parte da mesa, afirmou que a decisão foi tomada de forma tranquila. “Foi uma reunião tranquila, foi uma decisão acertada, no meu ponto de vista, que vai continuar a mesma regra das eleições anteriores. Não existe necessidade dos colegas que são parlamentares e que vão disputar a vaga deixarem de votar, foi uma decisão discutida, conversada e agora é isso esperar até o dia 16”, afirmou.

Questionado se o fato dos deputados que são candidatos poderem votar não fere a isonomia do processo, já que quem não é deputado já entra “perdendo”, Evaldo respondeu que não. “Acredito que não, porque todo cidadão tem direito de votar e ser votado, e o deputado que se inscreveu tem o direito de votar porque é deputado”, esclareceu.

“O entendimento, a decisão é de que os deputados que se inscreveram para disputar a vaga do Tribunal de Contas também terão direito a votar”, finalizou.

Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles Filho
Themístocles Filho

Themístocles que o que ele propôs era apenas uma recomendação, que poderia ser acatada ou não. "O que era que o deputado Themístocles Filho estava propondo, não era mudar regimento, não era projeto de lei, era uma recomendação, e uma recomendação o cidadão aceita se quiser, se não quiser não aceita e a mesa disse que cada deve fazer do jeito que achar conveniente", declarou.

A proposta

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themistocles Filho (MDB), disse na terça-feira (31) que iria propor à mesa diretora da Casa aprovação de resolução para que os deputados, que disputam a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), não participem da votação. Com isso, a eleição que está marcada para o dia 16 de setembro não teria os votos de quatro parlamentares: Flora Izabel (PT), Wilson Brandão (Progressistas), Zé Santana (MDB) e Flávio Júnior (PDT).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.