Fechar
GP1

Política

Mais de 9 mil estudantes recebem Passe Livre Enem no Piauí

Serão, ao todo, 9.500 passes e a ação integra a frente de inclusão universitária promovida pelo Governo.

Nesta quarta-feira (09), a governadora Regina Sousa (PT) e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, fizeram a entrega do Passe Livre Enem 2022 para estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano. O evento aconteceu às 11h, no Palácio de Karnak.

Serão, ao todo, 9.500 passes e a ação integra a frente de inclusão universitária promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aos estudantes de escolas estaduais. Neste ano, o Piauí teve pelo menos 83 mil inscritos para realizar as provas.

Foto: Lucas Dias/GP1Regina Sousa, governadora
Regina Sousa, governadora

A governadora ressaltou que ajudar na locomoção desses alunos no dia da prova do Enem é uma forma de promover igualdade e oportunizar que alunos carentes tenham assegurado o direito de realizar o teste.

“É uma promoção de igualdade. Têm alunos que não possuem dinheiro para os transportes no dia da prova e podem perder por isso. Têm aqueles que podem bancar suas passagens, tanto que são mais de 80 mil inscritos. Mas, mais de nove mil alunos estão recebendo o passe tanto intermunicipal como dentro de Teresina para não ter perigo de perder a prova. O Piauí tem sido campeão no comparecimento justamente por isso, porque vem dando essa oportunidade para que os alunos concorram em pé de igualdade a partir da locomoção de casa”, destacou a governadora.

Teste do Enem

Regina Sousa comentou ainda que o preparatório Pré-Enem tem sido primordial para reforçar os estudos dos alunos de escolas públicas e permitido que todos concorram em pé de igualdade com docentes de unidades de ensino particular.

“O Pré-Enem também é promoção de igualdade, porque se não tivesse reforço a escola pública levava sempre desvantagem, agora está disputando de igual para igual e, às vezes, ganhando em todos os cursos. Hoje nosso aluno da escola pública disputa e ganha, temos muitos alunos em primeiro lugar em medicina”, acrescentou a governadora.

Foto: Lucas Dias/GP1Regina Sousa
Regina Sousa

Seduc

Durante a distribuição do passe livre, o secretário de Educação conversou com a imprensa e reforçou a importância da realização da prova do Enem 2022 e como o incentivo aos alunos é crucial para seu engajamento dentro do ensino.

“Toda solenidade que traz o estudante, motiva e gera engajamento a ele é importante. Estamos aqui no Palácio do Karnak, com a presença da governadora Regina Sousa, recebendo os estudantes de portas abertas, dizendo para o estudante que confiamos nele e queremos contribuir com sua presença na prova ao entregar a eles o passe livre. Assim, permitimos que o aluno vá para casa e se prepare para que no próximo domingo (13), ele esteja lá no seu local de aplicação da prova com a confiança que irá entrar na universidade”, disse Gera.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.