Fechar
GP1

Política

Deputados adiam votação que permite eleição na Alepi para dois biênios

"Como é uma alteração regimental, existe ainda a necessidade de mais diálogo", disse Francisco Costa.

Os deputados estaduais decidiram adiar a reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí, desta quinta-feira (22), onde seria votado o projeto que autoriza a eleição de dois biênios para a Mesa Diretora da Alepi em um só dia. Em conversa com a imprensa, o deputado Francisco Costa, do Partido dos Trabalhadores, afirmou que a suspensão foi pedida pelos deputados para que seja possível ampliar e amadurecer as discussões sobre a resolução.

O deputado, que é líder do Governo do Estado na Assembleia, acredita que a matéria deverá voltar a ser discutida novamente na próxima semana já que o expediente na Casa vai até o dia 31 de dezembro.

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Francisco Costa
Deputado Francisco Costa

“Temos várias matérias em tramitação na Casa, dentre elas essa resolução, que busca unificar as eleições dos dois biênios logo em primeiro de fevereiro. Existe ainda divergências nas Casa sobre qual a condução a ser feita por isso os deputados acharam por bem, ampliar o diálogo para que possa amadurecer realmente. Como é uma alteração regimental, então existe ainda a necessidade de mais diálogo. Acreditamos que na próxima semana, como não teremos recesso, naturalmente essa matéria deve vir amadurecida e dialogada como os deputados para que a ente tenha um desfecho”, declarou Francisco Costa que vai assumir o cargo de deputado federal em fevereiro do ano que vem.

A proposta

O deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) protocolou uma proposta na Assembleia Legislativa do Piauí em que permite a realização de duas eleições, em um só dia, para biênios distintos no processo de escolha para a presidência da Alepi e demais espaços da Mesa Diretora.

Mádison explicou à imprensa nessa quarta-feira (21), que a medida é uma sugestão apresentada por ele aos demais deputados, nos mesmos moldes de pleitos internos já executados em assembleias de outros estados.

Candidatos

O PT conta com o nome do deputado Franzé Silva como candidato a presidência da Alepi. Do lado do MDB, o deputado Severo Eulálio foi escolhido pelo partido para assumir o comando da Casa no segundo biênio, portanto, de 2025 a 2026.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.