Fechar
GP1

Política

Regina Sousa diz que projeto do ICMS será enviado a Alepi em até 48h

“Vou encontrar os técnicos e se estiver pronto, vou encaminhar [para Assembleia] hoje ou amanhã”, disse.

A governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa (PT) declarou que deve enviar para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em no máximo 48 horas, o Projeto de Lei que reduz para 18% a alíquota do ICMS sobre os preços da gasolina e do óleo diesel. A medida obedece a Lei Federal aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), no mês passado.

Em conversa com a imprensa nesta quarta-feira (06), a chefe do executivo piauiense adiantou que terá uma reunião com os técnicos antes de encaminhar o projeto para a Alepi. “Vou encontrar os técnicos e, se estiver pronto, vou encaminhar [para Assembleia] hoje ou amanhã”, declarou Regina Sousa.

Foto: Lucas Dias/GP1Regina Sousa inaugura reforma de Centro para Pessoas com Deficiência
Regina Sousa

Passa a valer

A alíquota de 18% deve começar a ser praticada somente após a aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa. Regina pontuou que a Advocacia-Geral da União tem até amanhã esta quinta-feira (07), para apresentar uma resposta a contraproposta apresentada pelos governadores durante audiência de conciliação promovida pelo ministro Gilmar Mendes.

“Temos a esperança no ministro Gilmar Mendes. Ele deu um prazo de cinco dias para uma resposta que termina nesta quinta-feira. Eles têm que dar uma resposta ao que foi debatido na audiência de conciliação. Eu acredito que o ministro vai dizer algo favorável aos estados”, espera a governadora do Piauí.

Os vilões

Regina ainda fez um desabafo ao avaliar que no ‘confronto’ entre Estados e o Governo Federal, os governadores saíram como vilões perante a sociedade ao perderem a narrativa.

“Acho que ficamos discutindo muito internamente e esquecemos de fazer a comunicação. Reconheço que perdemos a narrativa e ficamos como vilões. Mas não somos vilões. As pessoas ganharam muito dinheiro às custas dos governadores. É mentira que estão dizendo que os governadores estão com as burras cheias de dinheiro. Na verdade, vamos perder pelo menos R$ 750 milhões por mês”, afirmou a governadora piauiense.

Compensação

Os governadores buscam compensação pelo o que deixarão de arrecadar com a redução da alíquota para 18%. Nesse sentido, a governadora antecipou que o Estado terá que escolher as ações que deverão ser priorizadas, embora, garanta que a folha de pagamento não será comprometida com as perdas previstas.

“Vamos ter que escolher até o fim do ano [o que será priorizado pelo Governo o Estado]. Muitas coisas podem deixar de acontecer e quem vai planejar para o ano que vem vai trabalhar com o que terá. A folha de pagamento é sagrada, então, será nossa prioridade. Mas algumas coisas vão deixar de acontecer”, alertou a governadora.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.