Fechar
GP1

Política

Ibaneis Rocha lança nota e reforça apoio ao Estado Democrático

“Venho a público reafirmar minha inabalável defesa nas instituições, no Estado Democrático”, disse.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, se manifestou após seu afastamento do cargo, por 90 dias, conforme determinou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesse domingo (08), após invasões aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF, por manifestantes contrários a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PI).

Em carta aberta publicada nas redes sociais nesta segunda-feira (09), Ibaneis reafirmou sua crença nas instituições e na observância das leis e da Constituição. “Venho a público reafirmar e minha inabalável defesa e crença nas instituições, no Estado de Direito Democrático, na observância das leis e da Constituição, princípios que forjaram a minha carreira de advogado e homem público”, disse um trecho da nota.

A post shared by Ibaneis (@ibaneisoficial)

Em outro trecho da nota, ele reforçou seu inteiro compromisso no sentido de evitar qualquer tipo de ato que atentasse contra o patrimônio público e que, jamais, imaginou que o ato observado nesse domingo ganhasse tamanhas proporções.

“Confio que ao curso da apuração de responsabilidades será devidamente esclarecido o papel de cada um dos agentes públicos, bem como a inteira disposição do Governo do Distrito Federal no sentido de evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público de nossa Capital, jamais esperando que a situação atingisse o ponto a que, infelizmente, assistimos”, destacou Rocha.

Nota

Diante do grave episódio de invasão das sedes dos três poderes da República neste domingo e das providências já adotadas pelo Executivo Federal e Judiciário, venho a público reafirmar e minha inabalável defesa e crença nas instituições, no Estado de Direito Democrático, na observância das leis e da Constituição, princípios que forjaram a minha carreira de advogado e homem público.

Confio que ao curso da apuração de responsabilidades será devidamente esclarecido o papel de cada um dos agentes públicos, bem como a inteira disposição do Governo do Distrito Federal no sentido de evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público de nossa Capital, jamais esperando que a situação atingisse o ponto a que, infelizmente, assistimos.

Além do mais veemente repúdio às cenas de barbarismo amplamente divulgadas, necessário se faz buscar, sim, a responsabilização de toda a rede que possa existir de financiamento de atos antidemocráticos, observando-se, por óbvio, o devido processo legal.

Suspensão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Advocacia Geral da União e determinou na madrugada desta segunda-feira (9) o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do cargo por 90 dias.

Para o ministro, as ações de ocupação registradas nesse domingo tiveram a anuência do governador do DF. Na mesma decisão, Alexandre de Moraes determinou também a retirada de toda e qualquer ocupação de vias públicas em todos os estados da federação, cabendo aos governos estaduais o uso da Polícia Militar para atuar se necessário for.

A Polícia Rodoviária Federal também foi acionada a agir em caso de tentativa de obstrução de rodovias. Os proprietários dos ônibus que transportaram os manifestantes até Brasília deverão ser identificados, segundo decisão do ministro, e serão intimados a prestar esclarecimentos à Polícia Federal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.