Fechar
GP1

Política

Governo Lula quer votar piso menor para a saúde ainda nesta semana

Além disso, o projeto também traz um novo cálculo para o piso nacional de gastos com saúde em 2023.

O líder do governo Lula no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues, anunciou nesta segunda-feira (02) que a próxima prioridade de votação no Senado Federal será a proposta que regulamenta a compensação a estados e municípios pelas perdas decorrentes da redução do ICMS para combustíveis. Além disso, o projeto também apresenta um novo cálculo para o piso nacional de gastos com saúde em 2023.

Com o fim do teto de gastos, devido ao novo arcabouço fiscal, o governo precisará destinar um piso para a saúde maior neste ano, o que exigirá cortes em outras áreas. A proposta em discussão permite um cálculo diferenciado desse piso, ou seja, pagar menos.

Atualmente, o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando a designação de um relator, que provavelmente será o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Após passar pela CCJ, o texto ainda precisará ser avaliado pela Comissão de Assuntos Econômicos antes de ser levado ao plenário.

“Tem uma mobilização de municípios. Vamos tentar aprovar nas comissões e, se possível, antes do final de semana, trazer para apreciação do plenário”, declarou Randolfe.

Essas declarações foram feitas após a aprovação do programa Desenrola, que visa à renegociação de dívidas federais e precisava ser aprovado até esta segunda para continuar em vigor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.