Fechar
GP1

Política

Senado debaterá fim da reeleição de presidentes e governadores

A ideia é que as eleições sejam realizadas de forma coincidente.

O Senado vai discutir uma proposta para mudar o sistema eleitoral brasileiro, acabando com a reeleição para cargos do Executivo e ampliando o mandato de quatro para cinco anos. A ideia é que as eleições sejam realizadas de forma coincidente, ou seja, todos os cargos seriam escolhidos no mesmo pleito. Essa declaração do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi dada nesta quinta-feira (05).

“Nós vamos discutir a instituição da reeleição no Brasil, a coincidência de eleições, eventualmente passar mandatos de 4 para 5 anos sem reeleição. São ideias postas que atingem o Poder Executivo, mas que também não são uma afronta. São reflexões e deliberações, que é papel do Congresso fazer”, afirmou Pacheco a jornalistas.

Segundo Pacheco, a proposta não é uma afronta ao Poder Executivo, mas uma reflexão e deliberação que cabe ao Congresso fazer. Ele disse que os senadores vão debater o assunto em breve, mas não deu detalhes sobre qual será o projeto que vai tramitar na Casa. O parlamentar também não informou qual seria o cronograma ou a viabilidade da mudança.

Atualmente, o Brasil tem um sistema eleitoral misto, em que há eleições a cada dois anos. Em uma eleição, os brasileiros votam para presidente, governador, senador e deputado federal. Na outra, votam para prefeito e vereador. Além disso, o país permite a reeleição para cargos do Executivo por mais um mandato consecutivo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.