Fechar
GP1

Política

Líder do governo na Câmara diz que PT deve fazer déficit em 2024

Ele avaliou que a meta de zerar o rombo fiscal pode fazer com que o partido perca as próximas eleições.

O líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que deve haver déficit orçamentário em 2024 caso seja preciso. A declaração do parlamentar ocorreu no último sábado (09), em Brasília, durante a Conferência Eleitoral do Partido dos Trabalhadores.

De acordo com a avaliação do deputado, a busca pela meta de zerar o déficit das contas públicas pode fazer com que o partido perca as eleições municipais. Ele também afirmou que a militância precisa se “mobilizar bem” para que a sigla saia vitoriosa em 2024.

“Estava ali, conversando com a presidente Gleisi Hoffmann. Se tiver de fazer déficit, vamos ter de fazer. Porque, senão, a gente não ganha eleição em 2024”, disse. No evento, Gleisi e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tiveram divergências quanto ao rumo da política econômica do governo.

Após a presidente do PT fazer críticas à meta de acabar com o rombo fiscal, Haddad disse que o déficit das contas públicas não gera crescimento. “Não existe essa correspondência, não é assim que funciona a economia”, declarou o ministro da Fazenda.

Cisão no governo

No final de outubro, Lula admitiu que “dificilmente” conseguiria zerar o déficit das contas públicas em 2024. Por conta dessa fala, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, pressionou o governo para uma mudança de 0,50% no rombo fiscal em 2024.

Porém, Haddad convenceu Lula a continuar com a meta zero até pelo menos março do próximo ano, enquanto tenta aprovar projetos que aumentem a arrecadação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.