Fechar
GP1

Política

CCJ do Senado aprova indicação de Flávio Dino ao STF

O colegiado também aprovou o nome de Paulo Gonet para o cardo de procurador-geral da República.

Após mais de 10 horas de sabatina nesta quarta-feira (13), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou as indicações de Flávio Dino e Paulo Gonet para o Supremo Tribunal Federal (STF) e Procuradoria-Geral da República (PGR), respectivamente. A indicação de Dino passou por 17 votos a 10. A de Gonet teve o placar de 23 a 4.

Dino e Gonet foram sabatinados simultaneamente, com um grupo de três a cinco senadores fazendo perguntas por bloco. Cada parlamentar teve a oportunidade de questionar um indicado por vez ou ambos ao mesmo tempo, sendo concedidos dez minutos para cada pergunta e mais dez minutos para cada indicado responder. Também houve direito a réplica e tréplica.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Flávio Dino, em discurso
Flávio Dino

Durante a sabatina, Dino e Gonet evitaram responder a perguntas consideradas polêmicas, sob a justificativa de que não seria ético antecipar posicionamentos em relação a casos concretos.

Na CCJ, que conta com 27 membros titulares, eram necessários votos favoráveis da maioria dos presentes. A regra estabelece que a votação só começa com a presença de, ao menos, 14 senadores.

Com a aprovação na comissão, os nomes dos dois indicados pelo presidente Lula (PT) seguem para votação em plenário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.