Fechar
GP1

Política

Lula exonera ministros para votação na sabatina de Flávio Dino

A sessão de votação da escolha de Dino para o STF acontecerá nesta quarta-feira (13), no Senado Federal.

O presidente Lula exonerou os ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, da Agricultura, Carlos Fávaro, do Transportes, Renan Filho, e da Educação, Camilo Santana, para que participem da sabatina de Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Senado Federal.

O objetivo de Lula é garantir votos favoráveis ao atual ministro da Justiça. A sessão de votação da escolha de Dino para o STF acontecerá nesta quarta-feira (13).

As exonerações foram publicadas na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira (12), mas os ministros devem reassumir seus cargos no governo logo depois da votação.

Sabatina

Flávio Dino foi indicado por Lula para a vaga no STF deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou no mês de outubro. Ele será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e no plenário da Casa.

O Senado também vai sabatinar nesta quarta-feira o procurador Paulo Gonet, indicado por Lula para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR). Se aprovado, ele vai assumir a vaga ocupada por Augusto Aras.

Dino pediu votos

Flávio Dino se encontrou, nessa terça-feira (12), com alguns senadores da oposição, separadamente em busca de votos. Ele esteve com Plínio Valério (PSDB), Oriovisto Guimarães (Podemos), Styvenson Valentim (Podemos) e Alessandro Vieira (MDB).

Antes disso, Dino se reuniu com as bancadas do PSD e MDB. Nas últimas semanas, ele fez inúmeras visitas a senadores na tentativa de obter os votos necessários para assumir o cargo.

Para Dino ser aprovado, são necessários 41 votos. O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso Nacional, acredita que o ministro da Justiça deva receber de 48 a 52 votos favoráveis.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.