Fechar
GP1

Política

Merlong Solano critica falta de prestígio da bancada federal com Rafael

"[Vejo] uma certa dose de supremacia dos [deputados] estaduais sobre os deputados federais”, afirmou,

O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) está insatisfeito com a falta de prestígio dos deputados federais do Piauí frente ao Governo Rafael Fonteles (PT-PI). Esse descontentamento, revelado pelo parlamentar durante entrevista ao GP1, ficou ainda mais evidente quando Merlong afirmou que existe hoje uma sobrevalorização dos deputados estaduais piauienses em detrimento dos federais.

À nossa reportagem, Solano afirmou que as movimentações do governador têm provocado o afastamento da bancada federal no que se refere a colaboração de assuntos que interessam o Palácio de Karnak.

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Federal Merlong Solano
Deputado Federal Merlong Solano

“Não gostaria de dizer a palavra desprestigiada, mas entendo que há uma sobrevalorização da bancada estadual para o Governo Rafael Fonteles. Acredito que para ter essa maior sustentação no legislativo estadual reduzir [o espaço dos deputados federais] foi uma consequência. [Vejo] uma certa dose de supremacia dos [deputados] estaduais sobre os deputados federais”, afirmou Solano.

Apontando para uma supremacia dos deputados estaduais, o parlamentar acredita que com esta postura, o governador termina abrindo mão da colaboração mais efetiva da bancada federal nas demandas de interesse da gestão do Estado.

“Acho que experiências significativas estão sendo deixadas de lado na bancada federal, que poderia ajudar a gestão. O Governo do Piauí tem autonomia, Rafael Fonteles está se mostrando um excelente gestor, mas não pode abrir mão do máximo de presença da bancada federal no Piauí”, aconselhou Solano.

Para robustecer esse “aconselhamento”, Merlong Solano lembrou que os recursos federais destinados ao Piauí são extremamente engessados e os recursos próprios, são escassos, portanto, a ação da bancada federal piauiense seria importante para a mediação do cenário.

“O orçamento do Estado que vem da União é severamente engessado, a parte de investimento, durante sucessivos governos, depende de operação de crédito, o investimento com recursos próprios é muito pequeno. Então é muito importante a participação federal, através dos deputados e senadores”, finalizou Merlong.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.