Fechar
GP1

Política

Juíza Gabriela Hardt assume Lava Jato após afastamento de Appio

Hardt ganhou notoriedade ao condenar o presidente Lula a 12 anos e 11 meses de prisão no caso do sítio.

Após a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de suspender cautelarmente do cargo de titular da 13ª Vara Federal de Curitiba o juiz federal Eduardo Appio, tomada nessa segunda-feira (22), a juíza federal substituta Gabriela Hardt já assumiu o posto e passa a ser a responsável, temporariamente, pelos processos da Operação Lava-Jato no Paraná.

O juiz Appio, foi afastado pelo TRF4 devido a suspeitas de ter realizado uma ligação ao advogado João Eduardo Malucelli, filho do desembargador federal Marcelo Malucelli, se passando por outra pessoa, é conhecido por criticar os métodos do ex-juiz federal Sergio Moro, enquanto Gabriela Hardt é conhecida por suas ideias alinhadas às de Moro.

Gabriela Hardt ganhou notoriedade ao condenar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão no caso do sítio em Atibaia. No entanto, a sentença foi posteriormente anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), juntamente com outros casos envolvendo Lula na Lava Jato do Paraná. A decisão da juíza substituta gerou polêmica devido ao uso de trechos copiados da sentença assinada por Moro no caso do triplex do Guarujá, chegando a substituir a palavra "sítio" por "apartamento" em alguns trechos. Gabriela teria utilizado a sentença de Moro como modelo para sua decisão.

Antes da decisão da Corregedoria do TRF4 sobre Appio, Gabriela havia pedido remoção para Santa Catarina. Ela manifestou interesse em quatro varas de Itajaí e nove de Florianópolis, embora o edital do concurso ofereça apenas vagas para a 2ª Vara Federal da capital catarinense.

Quem é a juíza Gabriela Hardt?

Gabriela Hardt tem 42 anos, é paranaense e cresceu em São Mateus do Sul, a 150 quilômetros de Curitiba. O pai dela trabalhava em uma unidade da Petrobras que fica na cidade. Ela é formada em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde o juiz Sérgio Moro dava aulas.

Gabriela prestou concurso para a Justiça Federal, em 2007, e foi nomeada juíza, em 2009, para uma vaga em Paranaguá, no litoral do estado. Em 2014, foi nomeada juíza substituta na 13ª vara federal e assumia os trabalhos quando o juiz Sergio Moro saía de férias. Hardt mandou prender o ex-ministro José Dirceu, que na sequência conseguiu um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por curiosidade, a juíza é atleta, começou a nadar ainda jovem e atualmente compete em provas de maratonas aquáticas - nadando cinco quilômetros em águas abertas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.