Fechar
GP1

Política

Lula demite duas ministras em menos de 10 meses de governo

A troca mais recente, com a saída de Ana Moser, ocorreu para acomodar os partidos do Centrão.

Em menos de 10 meses de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já demitiu duas mulheres do primeiro escalão. Daniela Carneiro, do Ministério do Turismo, e Ana Moser, do Ministério do Esporte, foram substituídas por homens.

A saída de Ana Moser, anunciada nessa quarta (06), teve o objetivo de acomodar o Centrão, para garantir maioria no Congresso. Até agora, mesmo fazendo liberação recorde de emendas, o líder petista tem sofrido algumas derrotas na aprovação de projetos.

Foto: Ricardo StuckertLula e Alckmin com todos os ministros no dia 1º de janeiro de 2023
Lula e Alckmin com todos os ministros no dia 1º de janeiro de 2023

Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, foi trocada pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA), em 13 de julho. Casada com o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho Carneiro, a ministra era acusada de envolvimento com milícias do Rio de Janeiro e de fraude eleitoral.

Já Ana Moser, que participou ativamente da campanha de Lula, foi demitida para acomodar o dederal André Fufuca (PP-MA), líder do Progressistas na Câmara. Há meses já se sabia, nos bastidores, que Fufuca teria um ministério no governo petista. Cabia apenas a Lula fazer o arranjo para acomodar mais um indicado do centrão.

Ana Moser e Daniela do Waguinho faziam parte das 11 ministras em um primeiro escalão com 37 cargos, ou seja, as mulheres representavam 30% do ministério do Lula. Agora, com as duas demissões, o índice caiu para 24%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.