Fechar
GP1

Política

Impasse nos estados dificulta nova federação, diz senador Ciro Nogueira

Aliança entre as siglas criaria o maior bloco político, com 151 deputados federais e 17 senadores.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) anunciou que pretende formar a federação partidária com o União Brasil e o Republicanos ainda em 2024. A aliança entre as três siglas de centro criaria o maior bloco político do país, com 151 deputados federais e 17 senadores, porém, a discussão sobre o comando nos estados e municípios dificulta a junção das forças políticas.

O presidente nacional do PP e líder da Minoria no Senado disse que as negociações estão em andamento, mas reconheceu que há dificuldades para concretizar o projeto. Segundo ele, há resistências nos diretórios estaduais dos três partidos, que teriam que votar juntos e definir candidatos em comum nas eleições.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Ciro Nogueira
Ciro Nogueira

“Tem chances. Se depender de mim, isso pode acontecer. Mas não depende só de mim, depende da vontade dos outros 2 partidos. As discussões estão acontecendo e espero que elas logrem êxito”, afirmou o senador.

Para o senador, a federação partidária seria uma forma de avançar na política e diminuir a divisão do país. “São 3 partidos que têm uma identidade. São partidos de centro, que têm perfil mais conservador. Tem muita possibilidade de fazer essa federação, não é uma coisa tão a curto prazo, porque mexe nos comandos dos Estados. Mas seria muito positivo, se tornaria o maior bloco político da história do país”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.