Fechar
GP1

Política

Veja qual será o papel de Wellington Dias na viagem do Governo Federal à África

O Governo Federal iniciou viagem à África nesta quarta e Wellington deve se juntar à comitiva na sexta.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, viajou à Etiópia, na África, juntando-se à comitiva do Governo Federal, nesta sexta-feira (16), com o objetivo de obter apoio para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta brasileira na presidência do G20. Ele chegou acompanhado dos ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Vinícuis Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União).

“Os países do G20 aceitaram debater essa Aliança Global e aceitaram que, uma vez lançada essa Aliança, tivesse uma plataforma que permitisse a participação de outros países, não apenas os do G20”, afirmou Wellington Dias.

Foto: Reprodução/InstagramWellington Dias ao lado dos ministros Anielle Franco, Silvio Almeida e Vinicius Marques de Carvalho
Wellington Dias ao lado dos ministros Anielle Franco, Silvio Almeida e Vinicius Marques de Carvalho

A Pasta comandada pelo ministro piauiense considera que a entrada da União Africana (UA) como membro efetivo do G20, na cúpula de Delhi, na Índia, em setembro de 2023, abriu novas possibilidades para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O bloco reúne todas as 55 nações da África, com um PIB combinado de cerca de US$ 3 trilhões.

“Este momento dá ao Brasil a oportunidade de colocar no centro da agenda a erradicação da fome, a diminuição da pobreza e da desigualdade, aliadas à preservação do meio ambiente e à uma nova governança global”, prosseguiu o titular do MDS.

Aliança Global

A ideia de formar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma iniciativa do presidente Lula, que começou a ser trabalhada quando o Brasil assumiu a chefia do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta.

Os mecanismos de financiamento e governança serão discutidos ao longo do ano e apresentados aos Chefes de Estado e Governo na Cúpula do G20, marcada para novembro, no Rio de Janeiro, quando deve ser pactuada a Aliança Global.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.