Fechar
GP1

Política

Rodrigo Pacheco pede retratação de Lula por fala sobre Israel

"Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente", disse.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se pronunciou nesta terça-feira (20) sobre a declaração do presidente Lula (PT) a respeito de Israel. Em discurso no plenário da Casa, ele pediu uma retratação do chefe do executivo.

Pacheco iniciou o pronunciamento enaltecendo o presidente da República e ponderou que a fala de Lula não representa seu verdadeiro propósito, razão pela qual, seria adequada uma retratação pública.

Foto: Lula Marques/Agência BrasilRodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco

“Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada”, afirmou o presidente do Congresso.

O senador afirmou que, embora a ação de Israel em Gaza seja “indiscriminada e desproporcional”, não se pode fazer uma comparação com o Holocausto que os judeus sofreram na Alemanha nazista.

“Ainda que a reação perpetuada pelo governo de Israel venha a ser considerada indiscriminada e desproporcional, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo”, observou Pacheco.

Por fim, Rodrigo Pacheco enfatizou que o povo judeu e palestino merece respeito, e, por essa razão, o Senado Federal clama pela paz entre essas nações.

“Os judeus, e sua história, assim como os palestinos, merecem o mais absoluto respeito, e este Senado Federal clama pela paz entre as nações. A solução para o conflito passa, necessariamente, pelo cumprimento dos tratados de direitos humanos e pelos mecanismos multilaterais de solução de controvérsias, sempre respeitando a memória histórica dos povos envolvidos”, concluiu o parlamentar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.