Fechar
GP1

Política

Jair Bolsonaro escolhe Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência em 2026

Segundo aliados, o ex-mandatário acredita que Flávio ganhará “musculatura política” à medida que assumir.

O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A sinalização foi feita a interlocutores próximos nesta semana e marca a primeira vez em que Bolsonaro, atualmente preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília, manifesta abertamente a intenção de lançar o filho primogênito ao Palácio do Planalto. As informações são do colunista Paulo Cappelli.

Segundo aliados, o ex-mandatário acredita que Flávio ganhará “musculatura política” à medida que assumir postura de pré-candidato e intensifique agendas e viagens pelo país. Bolsonaro avalia que o senador tem capacidade de unificar o PL e conta com um palanque expressivo, sustentado por governadores aliados como Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.

Foto: Bruno Peres/Agência BrasilFlávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro
Dentro da própria família Bolsonaro, Flávio é apontado como o nome que transmite maior previsibilidade à classe política e ao mercado. Interlocutores destacam que o senador possui um perfil mais moderado que o dos irmãos, o que facilitaria aproximações com partidos de centro e lideranças do Congresso. Essa característica teria sido decisiva para a escolha, já que o ex-presidente busca um nome que dialogue com diferentes setores e amplie o alcance eleitoral do campo bolsonarista.

Composição da chapa

No novo desenho político, o mais provável é que Michelle Bolsonaro concorra ao Senado pelo Distrito Federal, abrindo espaço para que a vice-presidência na chapa de Flávio seja indicada por um partido do centro, movimento considerado estratégico para ampliar alianças e atrair eleitores moderados.

Do lado governista, lideranças do PT defendem que Geraldo Alckmin (PSB) volte a ocupar a vaga de vice numa eventual chapa encabeçada por Lula em 2026, repetindo a composição que venceu as eleições de 2022.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.