Fechar
GP1

Política

Deputada do PSOL quer mudar nome da Câmara para 'Câmara dos Deputados e Deputadas'

Proposta de Emenda à Constituição foi apresentada pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG).

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para mudar o nome oficial da Câmara para “Câmara dos Deputados e Deputadas”. A matéria tem apoio de outras parlamentares.

Em nota, o PSOL afirma que a iniciativa visa “reconhecer a presença das mulheres no parlamento e corrigir uma invisibilidade histórica” na Câmara, que conta com 91 deputadas em exercício atualmente (17,7% do total).

Foto: Bruno Spada/Câmara dos DeputadosDeputada Célia Xakriabá (PSOL - MG)
Deputada Célia Xakriabá (PSOL - MG)

“A proposta não altera as competências da Casa, mas tem um ‘alcance cultural e pedagógico’, destacando que a representação feminina é parte essencial da democracia”, diz outro trecho da nota.

Célia Xakriabá argumenta, na justificativa da PEC, que a linguagem masculina na política “reflete séculos de exclusão”. A proposta apresenta exemplos, como o Chile, cujo parlamento mudou o nome para “Cámara de Diputadas y Diputados”.

A PEC precisa de 171 deputados para começar a tramitar. Se aprovada nas comissões, é analisada em plenário, onde são necessários 308 votos favoráveis, em dois turnos, para aprovação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.