Fechar
GP1

Política

Ratinho Jr. critica Lula por “vitimismo” diante do tarifaço de Trump

“Hoje, temos um governo que demonstra que não sabe onde quer chegar", disse o governador do PR.

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a forma como o petista reagiu ao tarifaço de Donald Trump. Recenemente, os Estados Unidos anunciaram que as exportações brasileiras sofrerão uma taxação adicional de 50% a partir do dia 1º de agosto.

“Hoje, temos um governo que demonstra que não sabe onde quer chegar. Sobre uma questão tão importante, que é o tarifaço do Trump, muitas vezes o Brasil se vitimiza demais. O Trump fez isso com a China, o Japão, as Filipinas, o México, o Canadá… Os outros países mandaram o chanceler, mandaram os seus representantes, para discutir. Aqui nós fazemos vídeo na internet para brincar sobre esse assunto, como o presidente fez há alguns dias”, criticou Ratinho Jr.

Foto: Valter Campanato/Agência BrasilRatinho Júnior
Ratinho Júnior

Críticas da oposição

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), compartilharam as críticas de Ratinho Jr. Neste sábado (26), os três participaram de um painel da Expert XP, em São Paulo, diante de um público majoritariamente crítico ao Governo Lula.

Segundo Tarcísio de Freitas, Lula está falhando em garantir a soberania do país. “A gente vive um momento hoje em que se busca tirar proveito político de tudo, se busca dividir o país. Nada pode estar acima do interesse nacional. A pior questão da soberania é a divisão interna, que enfraquece o país. Se não botarmos a bola no chão e agirmos como adultos, será pior", declarou.

Já Ronaldo Caiado disse que Lula está usando da questão para se alavancar politicamente. “Ele [Lula] está fazendo isso em um acirramento ideológico para antecipar o processo eleitoral. No Governo Lula, em vez dele consultar os ministros da Fazenda ou do Planejamento, ele consulta o marqueteiro. É a primeira vez que eu vejo um ministro da Fazenda do baixo clero, não sendo consultado. O Lula não tem o menor preparo para governar mais o país. Ele foca no marqueteiro dele. É um presidente marqueteiro que quer fazer sua campanha para 2026. Não quer conversar com o governo americano”, concluiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.