Fechar
GP1

Política

Presidente Lula decide vetar mudança na Lei da Ficha Limpa

O Palácio do Planalto informou que a medida seguiu pareceres da Advocacia-Geral da União (AGU).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou trechos do projeto de lei aprovado pelo Senado que alterava regras da Lei da Ficha Limpa. A decisão, publicada nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União, mantém em oito anos o prazo de inelegibilidade para políticos condenados e descarta mudanças que, na prática, encurtariam esse período.

O Palácio do Planalto informou que a medida seguiu pareceres da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça, que apontaram riscos à segurança jurídica e à credibilidade do sistema eleitoral. Segundo a nota oficial, as alterações poderiam fragilizar o combate à corrupção e abrir brechas para beneficiar condenados.

Foto: Ricardo Stuckert/PRLuiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva

Entre os pontos rejeitados está a proposta de contar a inelegibilidade a partir da condenação e não mais do fim da pena ou do mandato, o que diminuiria o tempo de afastamento. Outro trecho barrado tratava de abusos de poder econômico e político, com regras que, de acordo com o governo, esvaziariam a efetividade das punições.

Agora, os vetos presidenciais seguem para análise do Congresso Nacional. Para serem derrubados, precisarão do apoio de pelo menos 257 deputados e 41 senadores. Caso contrário, permanece em vigor a atual redação da Lei da Ficha Limpa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.