Fechar
GP1

Saúde

Secretaria de Saúde define novas adequações na Maternidade Evangelina Rosa

Com a definição dos ajustes e o estabelecimento de prazos específicos para cada adequação, a MDER passará por um intenso processo de modernização e reestruturação

Imagem: Ascom SesapiClique para ampliarMaternidade Dona Evangelina Rosa (Imagem:Foto:Ascom Sesapi)Maternidade Dona Evangelina Rosa
O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, e o diretor geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), Francisco Martins, definiram novas adequações visando a melhoria dos serviços na maternidade. A audiência ocorreu na manhã desta terça-feira (30), após recomendação do Ministério Público Estadual, através da Promotoria da Saúde Pública, coordenada pela promotora Cláudia Seabra, para algumas importantes adequações, dentre elas, a destinação de 100% dos leitos da MDER ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião deu início a um amplo processo de mudanças e readequações na maternidade, que serão reafirmadas numa futura assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O encontro aconteceu na sede do Ministério Público Estadual, sob a coordenação da promotora Cláudia Seabra. Além do secretário Ernani Maia e do diretor da MDER, também estiveram presentes técnicos e assessores da Sesapi e médicos e demais representantes da maternidade.

Com a definição dos ajustes e o estabelecimento de prazos específicos para cada adequação, a MDER passará por um intenso processo de modernização e reestruturação. É que além da destinação de todos os leitos ao atendimento via SUS, a instituição também será reabastecida com novos equipamentos, adequações em sua estrutura física e contratação de profissionais para o suprimento da demanda, crescente a cada ano.

“Nós estamos sensíveis aos problemas que estão acontecendo com a nossa maternidade e, por isso, estamos assinando este documento, no sentido de restabelecer o melhor atendimento à população. Só precisamos ressaltar que devemos, antes de tudo, respeitar os princípios de Lei de Responsabilidade Fiscal e conseguir fazer essas readequações paulatinamente”, disse Ernani Maia.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Ernani Maia(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Ernani Maia

A MDER é a maior maternidade do Piauí e é responsável, dentre outros casos, especialmente pelos de maiores riscos e complexidade. Mas, atualmente, cerca de 50 partos são feitos diariamente pela Evangelina Rosa, enquanto as demais maternidades municipais não conseguem atender à demanda que deveria ser compreendida pelo sistema de saúde da capital, comprometendo e elevando a demanda na MDER.

“Nós estamos dispostos a melhorar nossos serviços, mas entendemos que a capital também precisa reaver seu posicionamento de atendimento às grávidas que não demandam alta complexidade. As maternidades municipais, se restabelecerem seus serviços, também influenciarão no retorno do bom funcionamento da MDER”, ressaltou Francisco Martins.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.