Fechar
GP1

Saúde

""A população terá atendimento completo"", diz Luiz Lobão sobre UBS

O auditório, onde acontecem treinamentos dos profissionais e palestras sobre saúde direcionadas à comunidade, foi ampliado e toda a estrutura foi adaptada para seguir as normas de acessibilid

A população da Vila Irmã Dulce, uma das áreas de maior concentração populacional de Teresina, terá os atendimentos em saúde básica ampliados com a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) neste sábado (03).

O benefício alcança cerca de 15 mil pessoas, que são assistidas pela UBS através de consultas médicas e odontológicas, além de serviços básicos, como marcação de consulta, vacinação, curativos e outros de competência das equipes de saúde da família.
Imagem: ReproduçãoPosto de saúde(Imagem:Reprodução)Posto de saúde
A unidade recebeu dois novos consultórios, um médico e um odontológico, que contará também com um escovódromo. O auditório, onde acontecem treinamentos dos profissionais e palestras sobre saúde direcionadas à comunidade, foi ampliado e toda a estrutura foi adaptada para seguir as normas de acessibilidade do Ministério da Saúde. Com a reforma a UBS passa a contar com seis consultórios, que comportam cinco equipes Estratégia Saúde da Família – duas pela manhã e três à tarde.

A reforma permitirá a incorporação de mais profissionais para o serviço odontológico de uma das equipes, com a contratação de um dentista e um auxiliar de saúde bucal já convocados em concurso público. “Desta forma, a população terá atendimento completo em todas as equipes”, explica o presidente da FMS, Luiz Lobão.

Ele conta que a reforma foi iniciada em setembro e que o espaço foi reorganizado para que o atendimento transcorresse normalmente. “Mesmo durante a reforma, mantivemos os atendimentos sem precisar deslocar os serviços da unidade para outra UBS. Agora a população da Vila Irmã Dulce recebe o espaço todo reformado e adaptado nos moldes das novas unidades que temos entregado desde o ano passado”, disse Lobão.
Imagem: ReproduçãoLuiz Lobão(Imagem:Reprodução)Luiz Lobão


A auxiliar de saúde bucal Fábia Adriana acredita que a abertura dos novos espaços se refletirá na melhoria de suas condições de trabalho. “Os novos consultórios vão permitir que possamos atender com qualidade uma quantidade maior de pessoas", afirma. Esta é também a principal expectativa da comunidade atendida pela UBS, segundo conta a coordenadora da unidade, Rosângela Parga. “Esta é a primeira reforma realizada no local e eles estão gostando bastante da ideia de ampliação do serviço”, diz.



“A melhoria aqui na unidade já é bem visível”, relata a dona de casa Ana Paula Sales. Ela trouxe seu filho, Caio Vinícius, para se vacinar contra a gripe, mas relata que é hipertensa e visita a unidade frequentemente para ser acompanhada pela equipe ESF, além de receber encaminhamentos para consultas especializadas pelo sistema de marcação de consultas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nestes últimos dois meses a Prefeitura entregou à cidade uma nova UBS, no Residencial Árvores Verdes, e a reforma da Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai. Com a entrega da reforma da Vila Irmã Dulce são mais seis unidades de saúde totalmente reformadas que serão entregues à população de Teresina somente neste mês de maio. “Estamos cumprindo rigorosamente a recomendação do prefeito Firmino Filho de melhorar a estrutura das UBS que pertencem ao município, além de entregar novas já construídas em terrenos próprios”, finaliza o presidente da FMS, Luiz Lobão.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.