Fechar
GP1

Saúde

Brasileiros ocuparão 900 vagas no Programa Mais Médicos

O Governo Federal pretende diminuir de 11,4 mil para 7,4 mil, o número de médicos cubanos participantes do programa.

A partir de fevereiro, 900 vagas do programa Mais Médicos serão preenchidas por profissionais brasileiros. Antes, as vagas eram ocupadas por médicos cubanos, de acordo com a Agência Brasil. O edital mais recente foi lançado em novembro de 2016, com 1.390 vagas, sendo 1.378 que serão ocupadas por médicos com registro profissional no Brasil. As 12 vagas remanescentes serão ofertadas novamente a médicos com registro no país em segunda chamada, prevista para o começo de fevereiro.

Esta é a primeira vez que foram disponibilizadas vagas, antes ocupadas por profissionais cubanos, que vieram ao Brasil por uma cooperação intermediada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

  • Foto: Divulgação/AscomPorgrama Mais MédicosPorgrama Mais Médicos

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, quando assumiu o cargo, afirmou que a substituição dos profissionais cubanos por brasileiros seria uma de suas prioridades na sua gestão. Hoje, das 18.240 vagas do programa, 62,6% são ocupadas por cooperados cubanos, 29% por brasileiros formados no Brasil e 8,4% estrangeiros e brasileiros formados no exterior.

O Governo Federal pretende diminuir de 11,4 mil para 7,4 mil, o número de médicos cubanos participantes do programa. A expectativa é chegar a 7,8 mil brasileiros no Mais Médicos, representando mais de 40% do total de profissionais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.