Fechar
GP1

Saúde

Maternidades da Prefeitura de Teresina registram aumento de demanda

A taxa é reflexo da interdição parcial da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

As quatro maternidades da Prefeitura de Teresina, situadas nos bairros Satélite, Promorar, Dirceu e Buenos Aires, registraram 100% de ocupação de leitos, nesta quinta-feira (22). A taxa é reflexo da interdição parcial da Maternidade Dona Evangelina Rosa e foi pauta da discussão de hoje entre o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles da Silveira, e diretores destes estabelecimentos de saúde.

Na reunião, o grupo da rede municipal de saúde fez à elaboração da proposta de fluxo do atendimento da gestante, que será apresentada na tarde de hoje (22) para a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí e Ministério Público. Eles irão, conjuntamente, desenvolver plano emergencial para reorganizar a rede obstétrica e neonatal neste período de interdição.

  • Foto: Divulgação/AscomReunião entre os representantes das maternidades de TeresinaReunião entre os representantes das maternidades de Teresina

“A FMS quer participar da solução do problema da Maternidade Dona Evangelina Rosa, mas é preciso que as maternidades da Prefeitura de Teresina trabalhem apenas dentro da sua capacidade física instalada. Estamos articulando com a Secretaria de Saúde do Estado, de modo a evitar prejuízos para a população”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles da Silveira.

Ele explica que a rede de saúde do SUS é integrada, de modo que o funcionamento de cada ente viabiliza a sua fluidez: “As maternidades da Prefeitura possuem leitos suficientes para acolher gestantes de Teresina, com quadros clínicos considerados de baixo risco. Como somos referência no atendimento de mais 30 municípios do Piauí, é necessária a cooperação da MDER, que é referência no atendimento de alto risco, mas também possui leitos obstétricos para baixo risco, inclusive conta com Centro de Parto Normal.”, afirma.

O presidente considera ser fundamental a organização da rede de saúde do Estado do Piauí: “Com a efetiva atuação de cada maternidade do interior do Piauí, podemos evitar a vinda desnecessária para Teresina de gestantes classificadas como de baixo risco. A organização de cada unidade acaba por desencadear a fluidez de toda a rede. Só se faz saúde pública de forma coletiva. O que não pode ocorrer é que assumamos o ônus da desídia dos gestores dos municípios do Piauí.”, finaliza.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FMS discute sobre interdição parcial da Maternidade Evangelina Rosa

Jornal Nacional repercute interdição da Maternidade Evangelina Rosa

CRM interdita Maternidade Dona Evangelina Rosa por 60 dias

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.